Educando com Amor...

23 de jun. de 2013

Projeto Festa Junina


Eixos de ação: Identidade e Autonomia/Linguagem Oral/Visual/Artes/Movimento/Música/ Natureza e Sociedade

PERÍODO:  24 de Junho à 12 de julho de 2013

Turma: Maternal I

DURAÇÃO:  3 semanas

 Justificativa

Mês de junho começam as comemorações das Festas Juninas. Decorar a sala, vender rifas, ensaiar a quadrilha, enfeitar o CMEI, etc...

 Chega o dia da festa e pronto! O que fica disso para as crianças? Qual o significado dos festejos juninos?

A Festa Junina é uma oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros!

 OBJETIVO GERAL:

  - Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas e brincadeiras.

 OBJETIVO ESPECÍFICO:

 - Desenvolver a criatividade, a imaginação e coordenação motora.

- Desenvolver o gosto por músicas e contos juninos.

- Incentivar o gosto pela culinária junina.

- Ampliar o vocabulário.


DESENVOLVIMENTO:

- Músicas e danças

Cai cai Balão/ Capelinha de Melão/ O Balão vai subindo/  Requebradinho/ Ensaio da nossa apresentação na festa Julina.

- Montagem de mural Junino;

Figuras, recortes, colagem  ou seja, todo material conseguido para ilustrar nosso mural.

- Hora do conto

Meu balão/ Festa Junina

- Roda da conversa

Estamos no mês junho e começaram as comemorações das Festas Junina. O que é festa Junina ou Julina?

Listar o que tem nas festas juninas?

Conscientizar as crianças sobre o perigo dos balões, nesta época do ano;

 - Atividades de arte

Explorar as características, propriedades e possibilidades de manuseio de diversos materiais, entrando em contato com formas diversas de expressão artística;

Atividade do milho (colagem)

 Atividade da Pipoca (colagem)

 Atividade do Boneco de vassoura para a porta da sala

Atividade da Fogueira (carimbo das mãos)

 - Culinária Junina

 Bolo de Fubá/ Pipoca/ Pinhão

 - Maquiagem

 Pintar os rostos das crianças e fotografar

- Decoração da sala

- Brincadeiras

Brincar de faz de conta utilizando elementos da festa junina;
Brincadeiras com chapéu;
Pula saco, boca do palhaço.

 
Este pé de milho foi feito com ajuda das crianças...

15 de jun. de 2013

Violino no Projeto de Música na Educação Infantil


Um momento mágico que o Projeto de Música na Educação Infantil proporcionou. Foi convidado um ex-aluno Nuran, para fazer uma "aulinha experimental"com as crianças do Maternal I. Oportunizamos às crianças um contato expressivo com o instrumento musical ao  mesmo tempo em que a aprendizagem se tornou muito significativa por ser proporcionada por outra criança.

E aqui o Nuran fez uma apresentação para todo o CMEI.
Esse foi um dos propósitos para o fechamento do meu Projeto de Música na Educação Infantil.

9 de jun. de 2013

Projeto Música na Educação Infantil


Eixos: Música, Movimento, Arte, Matemática e Linguagem Oral/Visual



JUSTIFICATIVA     

                              Todo trabalho  profissional na Educação Infantil deve ser embasado em um projeto específico. A maioria dos projetos são elaborados depois de um diagnóstico da sala. Normalmente é diagnosticado uma deficiência ou necessidade de um assunto ou de determinado objeto para se iniciar um projeto. Com essa idéia, tentei analisar a sala e, não encontrando problema e sim me envolvendo com a energia que as crianças têm e a alegria com que ficam ao ouvir ou cantar uma música, que veio o motivo deste projeto. Até por que, não dá para imaginar a Educação Infantil sem a música pois, ela permeia todo nosso trabalho na Educação.       

                              Segundo o R.C.N. E. I. “As crianças interagem com a música, as brincadeiras e aos jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e a sua produção musical”. Os aspectos instintivos e afetivos da música se destacam para crianças de até três anos e, por isso devem ser trabalhados nas creches.
                              Queremos que a música seja utilizada neste Projeto, de forma a ampliar a linguagem ora, visual e corporal das crianças, de forma socializadora. Sabemos que as vezes ocorre uma banalização da música no contexto educacional e se dá, devido os profissionais utilizarem apenas como fonte de recreação das crianças, ignorando sua riqueza cultural e social. Não é isso que se quer com este Projeto.
                              De acordo com o pensamento da pedagoga e especialista em música para crianças, Maria Lúcia Cruz Suzigan, “a música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral”. Realizando esse Projeto, ajudará a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória e  outros benefícios.

OBJETIVO GERAL:   
                              Este Projeto, não é o ensino da teoria musical, nem a formação de um instrumentista. E sim, sensibilizar as crianças pelo gosto musical. Criar condições para que a criança possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento. Estimular a criatividade, o movimento, a percepção, a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa que a música oferece.

 OBJETIVO ESPECÍFICO:

·         Explorar materiais e a escuta de obras musicais para propiciar o contato e a experiência com a linguagem musical;
·         Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir sons;
·         Diferenciar fontes sonoras diversas;
·         Integrar e motivar as crianças através da música;
·         Exploração do movimento corporal;
·         Desenvolver a memória musical;
·           Cantar canções curtas e de fácil memorização com temas sobre o corpo, como:        bater palmas, bater pés, gestos com os dedos, tornozelos, etc.,
·         Desenvolver a percepção auditiva;
·         Concentrar-se;
·         Imitar;
·         Diferenciar sons e ruídos;
·         Enumerar a seqüência numérica através da música com numerais;
·         Explorar diferentes instrumentos de som.

AÇÕES PEDAGÓGICAS


 1-                  Trabalhando  as fontes sonoras

Este Projeto, vai reunir qualquer fonte sonora possível: brinquedos, objetos do cotidiano e se conseguirmos alguns instrumentos musicais de boa qualidade. Também será confeccionado  diversos materiais sonoros com as crianças, bem como introduzir brinquedos sonoros populares. Serão aproveitados elementos do dia-a-dia ou presentes na cultura da criança.

 Ações:

1.1-                        Cada criança deverá confeccionar com seus pais, um instrumento sonoro para ser utilizado na sala como brinquedo sonoro;

1.2-                        Confeccionar instrumentos sonoros a partir de elementos disponíveis no CEI.

 
2-                  Percepção auditiva (sons/ruídos).

2.1-    Deitar no chão (utilizando colchonetes ou tapete) e ouvir diferentes sons/ruídos:

·         Barulho de água. Chuva, etc...

·         Canto dos pássaros, som dos animais, etc..

Após essa atividade, conversar na rodinha sobre os diversos sons que podemos ouvir em nosso ambiente. Fazer um texto coletivo.

 2.2-           O ambiente possui vários tipos de ruídos, alguns são agradáveis e outros desagradáveis ao nosso ouvido. Sentados na quadra do CEI para analisarmos os sons:

·         Pessoas conversando;

·         crianças brincando;

·         Cachorro latindo;

·         Carro;

·         Criança gritando, etc...

2.3-            Passeio pela comunidade para analisarmos os sons.  Na chegada faremos um texto coletivo sobre o passeio.

2.4-            Utilizar um cd que há sobre a história de um passeio na mata, onde que as crianças imaginarão os fatos da história, pelos diversos sons que escutará. Representar os sons através dos gestos corporais.

2.5-            Observar na sala, os objetos que temos disponíveis e fazer uma classificação de diferentes tipos tipos de sons e ruídos. Exemplo, copo plástico amassado, cadeira arrastando, pente raspado sobre a madeira, palmas, bexigas, etc...

2.6-            Percepção do silêncio. A importância do silêncio. As diferenças da fala alta, fala baixa. Do grito (medo,susto) da gargalhada (felicidade, palhaçada).

2.7-            Escutar o cd das profissões onde só se houve o barulho do trabalhador. Exemplo do marceneiro com seu serrote, do lixador com sua lixa e do pedreiro com seu martelo. Representar com os elementos (martelo/serrote e lixa). Dramatização musical.

2.8-            Escutar o cd onde há vários tipos de sons e ruídos do dia a dia. Depois uma roda de conversa para as crianças falarem que tipo de sons elas reconheceram e os que elas não reconheceram. Fazer um registro.


3-                  A música

3.1-      Montar um álbum “canções de minha infância”. Todas as músicas contidas neste álbum, deverão ter a participação das crianças na produção da representação das músicas nele contidas. Fazer a partir das músicas que eles mais gostam.

3.2-      Montar uma “Rotina Musical”. As rotinas do dia a dia serão iniciadas a partir do som das músicas selecionadas e relacionadas com a rotina. Exemplo: Na hora do almoço a música: comer, comer para poder crescer.... e assim sucessivamente.

3.3-      Fazer uma representação musical para todas as crianças do CEI, com a música “a pulga e o percevejo”.

3.4-      Fazer apresentações teatrais para as crianças com músicas.

3.5-      Utilizar músicas com números da Xuxa e músicas populares, para que as crianças aprendam a seqüência numérica. Junto elaborar uma caixa com os números para facilitar a relação com os numerais.

3.6-      Imitações de sons dos animais, através das músicas conhecidas pelas crianças.

3.7-      Com a música “minha boneca de lata”, montar uma boneca de lata com materiais reciclados, no tamanho de uma criança e utilizá-la para brincar com as crianças.

3.8-      Dançar diversas músicas para explorar e melhorar o movimento corporal.

3.9-      Brincar de roda com músicas conhecidas populares.

3.10-    Apresentar uma música para o dia das mães.

3.11-    Colocar músicas de soninho para a hora do sono tranqüilizar as crianças.

  4-                  Contação de histórias:


4.1-            O flautista mágico. Apresentar a flauta.

4.2-            A flauta do tatu (Angela Lago).

4.3-            A sinfonia de Ronronia (Debby Carman).

4.4-            O violino Mágico (Eunice Braldo).

4.5-            Conheça a Orquestra (Ann Hayes).

4.6-            O Sapo Batista ( Vanessa Kalil)


Avaliação

 Serão feitos registros coletivos e individuais das crianças, de acordo com as situações vivenciadas durante a execução do Projeto e de sua rotina no CEI.

 
Referências



  • BRITO, Teca Alencar. A música na educação infantil. São Paulo: Petrópolis, 2003.
  • REFERENCIAL CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume III
    Rotina Musical criada para o dia a dia com as músicas que as crianças gostam.
    
    Porta Chamadinha

    
    Painel de aniversário



 
 
O vídeo acima, a pedidos, foi postado para mostrar a música da "casinha bem fechada". As crianças adoram...
 
Pode-se fazer também uma atividade como parte do Projeto a gravação das músicas que eles cantam em casa. Como esta gravação por exemplo!
 

A vaca que botou um ovo

A pedidos, hoje  estou colocando a imagem da vaquinha digitalizada.
 Espero que dê certo amigas...Bjo.