Uma boa pré-escola deve:
- Ser devidamente regularizada e
fiscalizada;
- Ter amplo espaço externo, com
variedade de recursos para recreação
ser limpa e organizada;
- Ter salas adequadas para
idades diferentes, que devem ser limpas, arejadas, amplas e decoradas para
melhor estimulação;
- Ter recursos pedagógicos
variados e organizados: brinquedos, jogos, ambientes de estimulação, atividades
extra-curriculares;
- Ter professores experientes
formados em magistério e/ou pedagogia;
-Ter cozinha e refeitório
limpos e amplos;
-Ter funcionários para limpeza:
cozinha e secretaria;
-Apresentar planos pedagógicos
organizados e coerentes com as idades das crianças;
- Ter atendimento e boa
comunicação com os pais;
Muitas pré-escolas se preocupam somente com a alfabetização da criança, mas é muito importante que a pré-escola se preocupe primeiramente com o desenvolvimento do período preparatório, com a estimulação de todos os pré-requisitos que já descrevemos. A escola não deve pular as etapas do desenvolvimento, isso é extremamente prejudicial e trará consequências futuras para a criança, nas áreas pedagógica, emocional ou social. Para ser alfabetizada, uma criança precisa estar madura em todos os sentidos, pois o processo de alfabetização apresenta novas etapas, e a criança deve estar preparada para vencê-las. É importante ressaltar que pré-escola não é um “depósito de crianças”, onde as crianças ficam para que os pais possam trabalhar. A pré-escola tem um papel importantíssimo no preparo da criança para a alfabetização e deve cumprir este papel com competência.
Fonte: https://www.guiadobebe.com.br/a-importancia-da-pre-escola/
As imagens para ilustrar o texto, foram retiradas do Google Sala de Aula, onde as crianças elaboraram a escrita do nome. Atividade do dia 17/08/2020. Crianças que em 2021 frequentarão a Pré-escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço muito pela sua participação!