Foi aplicado na turma de Maternal II - crianças de 03 a 04 anos de idade.
1- Tema: Não sou mais bebê
2- Cronograma 03/2021
As crianças do Maternal II, estão instaladas numa sala em frente
ao Berçário II, onde constantemente, visualizam os bebês da sala em frente.
Desse modo, durante o período de adaptação, quando as crianças do Maternal II
choravam ou pediam pelos familiares, eram levadas á observar a sala ao lado,
onde havia os bebês que choravam, usavam bico, "cheiro" e fraldas. A
fala que surgia, era de que elas (do Maternal II) não eram mais bebês, já eram
grandes e não precisavam chorar porque já sabem que depois vamos brincar,
cantar, etc...Era uma fala para tranquilizar e ao mesmo tempo engrandecer a
criança por ter superado aquela fase.
Aí veio a ideia para escolha
do nome do projeto. As crianças precisam perceber que elas evoluem e nesse
meio, compreender porque não precisam mais usar fraldas ou não tomar mais
mamadeiras. Existem as diferenças entre ser um bebê e ser uma criança pequena.
Nesse período vê-se a importância de auxiliar a criança na construção e
valorização da sua identidade.
A identidade traz o conceito
da distinção de uma marca, da diferença entre as pessoas, a começar pelo nome,
seguido de todas as características físicas, o modo de agir, de se identificar
meninas ou meninos, suas preferências etc...Dessa forma surge a necessidade da
criança identificar-se como ser social, construtor de sua própria identidade,
bem como conhecer e compartilhar um pouco de sua história, favorecendo
assim o desenvolvimento físico e mental.
4.
Problematização
Porque preciso me conhecer melhor e socializar-me bem com
as pessoas e coleguinhas que estão à minha volta?
5.
Objetivo Geral
Criar as possibilidades para que a criança construa a sua
identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, interações e vivência das
diferentes situações. Favorecendo o convívio no mesmo espaço com outras
pessoas, compreendendo que todos somos diferentes e agimos de maneiras
diferentes.
6.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua
capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. (EI02EO02);
Dialogar com as crianças e adultos, expressando seus
desejos, necessidades, sentimentos e opiniões (EI02EF01);
Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas
vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), fotos,
desenhos e outras formas de expressão.
Desenvolver a estruturação de tempos, espaços e posições
(antes, depois, daqui a pouco, ontem, hoje, amanhã, em cima,embaixo, ao lado,
atrás, em frente, fora, entre outros);
Propor a participação em experiências de comparações,
disponibilizando materiais variados, para elaboração de conceitos (menor,
maior, vazio, cheio, leve, pesado, entre outros);
Desenvolver progressivamente as habilidades manuais,
adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros;
Formular e responder perguntas sobre fatos da história
narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos (EI02EF04);
Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias
ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidas, etc. (EI02EF05);
Orientar a participação das crianças na organização da
rotina diária, no intuito dela aprender a zelar os materiais de uso pessoal e
coletivo;
Utilizar diariamente o calendário e a mudança do tempo para
que as crianças percebam e acompanhem o tempo (antes, agora, depois, amanhã,
tarde, noite), as atividades da rotina (chegada, despedida, refeições) e se
familiarizar com os dias da semana.
Perceber que as pessoas têm características físicas
diferentes, respeitando as diferenças. EI02EO05;
Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no
cuidado de si e nos jogos e brincadeiras (EIO2CG01);
Contar oralmente objetos, pessoas, livros, etc.; em
contextos diversos (EIO2ET07);
Comunicar-se com os colegas e adultos, buscando
compreendê-los e fazendo-se compreender. (EI02EO04;
Formular e responder perguntas sobre fatos da história
narrda, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos
(EI02EF04).
7.
Descrição das Ações propostas experiências:
Contação de
histórias diversas:
Gabriel tem 0,99cm. O livro dará o início da roda de
conversa sobre o crescimento das crianças. Instigar a criança para
verificar como ela se vê.
Conhecer a balança de se pesar e a “girafa” - régua de
medir do ambulatório.
Elaborar o gráfico da altura. A criança irá colar os
picotes no gráfico de acordo com a sua medida.
Roda de conversa para socialização do gráfico.
Contação de história – Maria ria que ria. Após será feito
uma roda de conversa para saber por qual motivo a criança fica feliz.
Após a roda de conversa, será feito um mural com o sorriso da criança e sua
justificativa.
Brincadeiras no espelho. Caras, caretas, movimentos, poses
no espelho. Usar o espelho como recurso de auto-observação e percepção de si
própria.
Brincadeiras de roda. Cantigas que motivam as crianças com
intuito de conhecer as partes do corpo. Ex.: Formiguinha, Põe a mão, Conheço um
jacaré, etc…
Autorretrato com linha do tempo. A criança fará seu desenho
no mês de março/junho e novembro ao final poderemos observar a evolução. Assim
podemos ver como a criança se percebe de tempos em tempos.
. Usar o próprio corpo como referência para explorar
números e quantidades.
Pintura dos pés para
trabalhar as sensações, noção de tamanho, diferenças dos numerais de calçados e
contar oralmente.
Jogos de montar; quebra-cabeças, legos e outros. Com
objetivo da criança classificar, explorar, comparar etc.
Envolver as crianças na organização da rotina diária, no
intuito dela aprender a zelar os materiais de uso pessoal e coletivo;
Roda de conversas: Temas diversos que serão detalhados na
organização semanal.
Encaminhar para a casa das crianças o livro: Já sou grande!
Olha o que sei fazer e junto seguirá um questionário para as famílias
responderem o que a criança já consegue fazer sozinha.
Construção de um vídeo de apresentação das crianças,
individualmente. Cada criança fará a sua apresentação. Irão falar o seu nome,
se gostam de estar na instituição e o que mais gostam de fazer na instituição;
Contação de história: O menino e o peixe. Conversar sobre
as diferenças e o comportamento dos amigos referente a aceitação do diferente;
Desenho do peixe, lembrando da história: O menino e o
peixinho;
Pintura com lantejoulas e purpurina, para ajudar a
desenvolver a coordenação motora fina;
Música: “se eu fosse um peixinho” . Para que a criança
falar na brincadeira e escolher um amigo na canção, interagindo com a turma e
desinibindo-se aos poucos;
Contação de história: Já sou grande! Essa história será
contada em casa pelo familiar. Uma vez que a professora não tem mais tanto
contato com os pais, o livro será uma ferramenta para fazer uma ponte. O livro
será todo plastificado e seguirá os devidos
protocolos da saúde.
Baseado no livro: Já sou grande, criar um questionário para
enviar aos pais. Através do livro, a professora irá descobrir mais coisas sobre
a criança.
A família irá fazer uma foto de algo que a criança já
consegue fazer em casa. Iremos socializar as fotos e faremos uma roda de
conversa sobre os resultados do questionário.
8.
Previsão dos tempos, espaços e materiais:
Tempos: De acordo
com a rotina, respeitando o interesse e a necessidade das crianças.
Espaços: Serão utilizados: sala de referência bem como os
espaços externos e internos do CMEI.
Materiais: Tinta guache, E.V.A, papel craft, canetinhas,
giz de cera, purpurina, lantejoulas e cola.
9.
Avaliação e procedimentos de registros
A avaliação visará entender o processo de cada criança.
Portanto, a avaliação ocorrerá no decorrer do Projeto, buscando identificar se
os objetivos traçados foram alcançados. Sendo o registro individual e coletivo,
descritivo e fotográfico.
10.
Socialização das aprendizagens
Roda de conversa, murais e fotos.
11.
Referências
ANNETE Huber. Gabriel tem 0,99cm. Campinas: Saber e ler,
2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e
Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
CARLUCCIO, Maria. Já sou grande! Olha o que sei fazer. São
Paulo: Globo Kids, 2018.
Documento “Orientações Curriculares” – Direito de
Aprendizagens nas Vivências da Educação Infantil''. Jaraguá do Sul. 2016”.
JARAGUÁ DO SUL. Secretaria Municipal de Educação. Proposta
curricular para a educação infantil da rede municipal de ensino de Jaraguá do
Sul. Jaraguá do Sul/Secretaria Municipal de Educação, 2020.
JUNQUEIRA, Sônia. O menino e o peixinho. Belo Horizonte:
Autêntica, 2014.
PINTO, Aline. Cadê? Achou! Educar, cuidar e brincar na ação
pedagógica da creche: 0 a 3 anos e 11 meses. Curitiba: Positivo, 2018.
Materiais para pintura do peixinho |
A criança colando o EVA no gráfico. |
Disposição central da sala para uma contação de história de modo varal. |
Aprendendo a usar a tesoura. Picotes para o mural para construção do gráfico da altura. |
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