Educando com Amor...

9 de abr de 2010

Atividade para Berçário II

Tema: Eu e  Você    (Construindo Identidade)
Objetivo Geral: Promover a auto-estima
Objetivo Específico:
  • Demonstrar afeto frequentemente;
  • Demarcar limites acessíveis e coerentes(isso permite a criança ter uma orientação do que se espera dela, podendo mostrar-se segura no que fazer). Relacionando sempre com uma atitude de afeto;
  • Estimular as crianças à expressarem-se ou emitir suas opiniões e levá-las em conta, quando as situações possibilitam;
  • Ajudar as crianças em suas necessidades fisiológicas, rastreando aos poucos os possíveis desfraldamentos.
  • Deixar que as crianças tenham autonomia nas situações de alimentação e escovação dentária.
  • Estabelecer relações de amizade entre a turma e principalmente com os colegas mais agressivos.
Atividades:
  • Brincadeiras com bonecas;
  • Contação de histórias;
  • Trabalhar com o espelho;
  • Musicalização;
  • Dia do cafuné;
  • Desenhar no corpo (dedos, mãos);
  • Dia dos beijos de batom;
  • Brincadeiras de fazer carinho;
  • Cartazes variados;
  • Brincadeiras com bola.
Brincadeiras com Bonecas
Justificativa:



Para Kishimoto apud Santos (1997), a descoberta da infância se dá a partir da associação da criança ao ato de brincar. Termos como brinquedos e brincadeiras conotam crianças. A dimensão da criança está sempre presente quando se analisam os brinquedos e as brincadeiras. O brinquedo, como objeto suporte da brincadeira, supõe relação íntima com a criança e implica a ausência de um sistema de regras que organize sua utilização. O brinquedo estimula a representação, a expressão de imagens que evocam aspectos da realidade.
O brinquedo é o estimulante material para fazer fluir o imaginário infantil, tendo relação estreita com o nível de seu desenvolvimento. Desse modo, aproveitaremos as bonecas para estimular as crianças nesta atividade.


Nesta imagem ao lado esquerdo, a criança tenta trocar a roupa da boneca...


Nesta outra imagem, fizemos uma simulação de colocar a boneca para dormir. E eles fizeram como nós fazemos com eles (dar tapinhas na bundinha pra dormir), é imitação da realidade que eles conhecem!






Aqui, esta criança levou já algumas mordidas de outra colega de sala. A primeira hora que ela recebeu uma boneca para brincar o que fez?
Isso mesmo... mordeu a boneca... mas ela sabe separar a realidade da brincadeira....porque ela mordeu a boneca mas nunca mordeu um colega de sala!
Esta outra quis balançar a boneca no cavalinho...Característica de menina, embalar? porque outras meninas também quiseram embalar suas bonecas enquanto que os meninos quiseram levá-las para passear na motoquinha....
Nesta última imagem, nós trabalhamos o abraço...Fizemos todos abraçarem suas bonecas e em seguida abraçar seus colegas de sala....Tem que se aproveitar esse momento principalmente com os mais agressivos em sala e com aqueles que não aceitam ser tocados...

O relatório continua  na proxima matéria com outra atividade desenvolvida em sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço muito pela sua participação!