Objetivo Geral: Promover a auto-estima
Objetivo Específico:
- Demonstrar afeto frequentemente;
- Demarcar limites acessíveis e coerentes(isso permite a criança ter uma orientação do que se espera dela, podendo mostrar-se segura no que fazer). Relacionando sempre com uma atitude de afeto;
- Estimular as crianças à expressarem-se ou emitir suas opiniões e levá-las em conta, quando as situações possibilitam;
- Ajudar as crianças em suas necessidades fisiológicas, rastreando aos poucos os possíveis desfraldamentos.
- Deixar que as crianças tenham autonomia nas situações de alimentação e escovação dentária.
- Estabelecer relações de amizade entre a turma e principalmente com os colegas mais agressivos.
- Brincadeiras com bonecas;
- Contação de histórias;
- Trabalhar com o espelho;
- Musicalização;
- Dia do cafuné;
- Desenhar no corpo (dedos, mãos);
- Dia dos beijos de batom;
- Brincadeiras de fazer carinho;
- Cartazes variados;
- Brincadeiras com bola.
Brincadeiras com Bonecas
Justificativa:
Para Kishimoto apud Santos (1997), a descoberta da infância se dá a partir da associação da criança ao ato de brincar. Termos como brinquedos e brincadeiras conotam crianças. A dimensão da criança está sempre presente quando se analisam os brinquedos e as brincadeiras. O brinquedo, como objeto suporte da brincadeira, supõe relação íntima com a criança e implica a ausência de um sistema de regras que organize sua utilização. O brinquedo estimula a representação, a expressão de imagens que evocam aspectos da realidade.
O brinquedo é o estimulante material para fazer fluir o imaginário infantil, tendo relação estreita com o nível de seu desenvolvimento. Desse modo, aproveitaremos as bonecas para estimular as crianças nesta atividade.
Nesta outra imagem, fizemos uma simulação de colocar a boneca para dormir. E eles fizeram como nós fazemos com eles (dar tapinhas na bundinha pra dormir), é imitação da realidade que eles conhecem!
Aqui, esta criança levou já algumas mordidas de outra colega de sala. A primeira hora que ela recebeu uma boneca para brincar o que fez?
Isso mesmo... mordeu a boneca... mas ela sabe separar a realidade da brincadeira....porque ela mordeu a boneca mas nunca mordeu um colega de sala!
Esta outra quis balançar a boneca no cavalinho...Característica de menina, embalar? porque outras meninas também quiseram embalar suas bonecas enquanto que os meninos quiseram levá-las para passear na motoquinha....
Nesta última imagem, nós trabalhamos o abraço...Fizemos todos abraçarem suas bonecas e em seguida abraçar seus colegas de sala....Tem que se aproveitar esse momento principalmente com os mais agressivos em sala e com aqueles que não aceitam ser tocados...
O relatório continua na proxima matéria com outra atividade desenvolvida em sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço muito pela sua participação!