Educando com Amor...

23 de abr. de 2010

Exemplo de superação - Tony Melendez

Este vídeo deveria ser visto por todos que reclamam da vida, das coisas que muitas vezes, são tão menos importantes diante de dificuldades tão grandes como esta que vemos aqui...Com este vídeo, eu me emociono por dois motivos. Um: a emoção com a superação dele. Dois: com o fato dele cantar para o Papa. Este Papa foi  o único que conheci pessoalmente. E foi um fato que marcou a minha vida, porque foi emoção do começo ao fim. Na época eu era uma criança, sem noção da dimenção do fato, mas com uma simples e grandiosa dádiva; amor no coração.

9 de abr. de 2010

Atividade para Berçário II

Tema: Eu e  Você    (Construindo Identidade)
Objetivo Geral: Promover a auto-estima
Objetivo Específico:
  • Demonstrar afeto frequentemente;
  • Demarcar limites acessíveis e coerentes(isso permite a criança ter uma orientação do que se espera dela, podendo mostrar-se segura no que fazer). Relacionando sempre com uma atitude de afeto;
  • Estimular as crianças à expressarem-se ou emitir suas opiniões e levá-las em conta, quando as situações possibilitam;
  • Ajudar as crianças em suas necessidades fisiológicas, rastreando aos poucos os possíveis desfraldamentos.
  • Deixar que as crianças tenham autonomia nas situações de alimentação e escovação dentária.
  • Estabelecer relações de amizade entre a turma e principalmente com os colegas mais agressivos.
Atividades:
  • Brincadeiras com bonecas;
  • Contação de histórias;
  • Trabalhar com o espelho;
  • Musicalização;
  • Dia do cafuné;
  • Desenhar no corpo (dedos, mãos);
  • Dia dos beijos de batom;
  • Brincadeiras de fazer carinho;
  • Cartazes variados;
  • Brincadeiras com bola.
Brincadeiras com Bonecas
Justificativa:



Para Kishimoto apud Santos (1997), a descoberta da infância se dá a partir da associação da criança ao ato de brincar. Termos como brinquedos e brincadeiras conotam crianças. A dimensão da criança está sempre presente quando se analisam os brinquedos e as brincadeiras. O brinquedo, como objeto suporte da brincadeira, supõe relação íntima com a criança e implica a ausência de um sistema de regras que organize sua utilização. O brinquedo estimula a representação, a expressão de imagens que evocam aspectos da realidade.
O brinquedo é o estimulante material para fazer fluir o imaginário infantil, tendo relação estreita com o nível de seu desenvolvimento. Desse modo, aproveitaremos as bonecas para estimular as crianças nesta atividade.


Nesta imagem ao lado esquerdo, a criança tenta trocar a roupa da boneca...


Nesta outra imagem, fizemos uma simulação de colocar a boneca para dormir. E eles fizeram como nós fazemos com eles (dar tapinhas na bundinha pra dormir), é imitação da realidade que eles conhecem!






Aqui, esta criança levou já algumas mordidas de outra colega de sala. A primeira hora que ela recebeu uma boneca para brincar o que fez?
Isso mesmo... mordeu a boneca... mas ela sabe separar a realidade da brincadeira....porque ela mordeu a boneca mas nunca mordeu um colega de sala!
Esta outra quis balançar a boneca no cavalinho...Característica de menina, embalar? porque outras meninas também quiseram embalar suas bonecas enquanto que os meninos quiseram levá-las para passear na motoquinha....
Nesta última imagem, nós trabalhamos o abraço...Fizemos todos abraçarem suas bonecas e em seguida abraçar seus colegas de sala....Tem que se aproveitar esse momento principalmente com os mais agressivos em sala e com aqueles que não aceitam ser tocados...

O relatório continua  na proxima matéria com outra atividade desenvolvida em sala.

Participe do Congresso!!!

5 de abr. de 2010

Massinha de Modelar Comestível

Fizemos uma atividade de Páscoa tão prazerosa...que não posso deixar de compartilhar... 
Trata-se da massinha de modelar comestível!!     
A receita é: 3 xícaras de trigo, 1 lata de leite condensado e 1 vidro de corante líquido, de bolo marrom.
 Mistura-se tudo...e olha a massa ai!!!

A criançada adorou.......Ummm que delícia...


Através do manuseio da massinha, exploraram suas características, propriedades  e possibilidades, como o degustar...

A professora Taisi até fez uma amostra pra incentivar seus alunos...

Olha só a gente fazendo mais massa!
Para quem trabalha com as séries iniciais; alfabetização, dá pra fazer as letrinhas com a massa! e assim por diante! é só colocar a criatividade pra funcionar...