Educando com Amor...

14 de ago. de 2011

Projeto Risque e Rabisque - Berçário II


Nossa turminha do berçário II, iniciou essa semana o Projeto rISQUE e rabISQUE. A primeira atividade, foi rabiscar uma cartolina com giz de cera. Esta, se transformou em um porta retrato para o dia dos pais. A segunda atividade, foi riscar e rabiscar a vontade, com giz (de quadro negro), o muro dos fundos do CEI. Descobrimos que tem algumas crianças que estão dando símbolos aos seus rabiscos. São as crianças que já falam, com quase dois anos de idade.
 A garatuja, pode nao ter muito sentido, mas é uma maneira da criança se comunicar! A medida que a criança vai crescendo, ela vai evoluindo no seu desenvolvimento e em todas as suas formas de expressão. Os profissionais, os estímulos o ambiente e tudo mais, contribuem para tal.
Os primeiros rabiscos das crianças são muito importantes, pois indica o início da expressão que a conduzirá ao desenho, pintura e a sua escrita. Com 14 meses as crianças fazem traçados sem controle motor e sem sentido. Com 18 meses começam os movimentos circulares e a partir daí ela só vai evoluindo.
Por isso na Educação Infantil, devemos valorizar e dar diferentes oportunidades para um bom desenvolvimento dessa prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço muito pela sua participação!