Educando com Amor...

26 de mar. de 2021

Não sou mais bebê - Projeto de identidade e autonomia

Foi aplicado na turma de Maternal II - crianças de 03 a 04 anos de idade. 

1- Tema: Não sou mais bebê

2- Cronograma 03/2021

 3- Justificativa

As crianças do Maternal II, estão instaladas numa sala em frente ao Berçário II, onde constantemente, visualizam os bebês da sala em frente. Desse modo, durante o período de adaptação, quando as crianças do Maternal II choravam ou pediam pelos familiares, eram levadas á observar a sala ao lado, onde havia os bebês que choravam, usavam bico, "cheiro" e fraldas. A fala que surgia, era de que elas (do Maternal II) não eram mais bebês, já eram grandes e não precisavam chorar porque já sabem que depois vamos brincar, cantar, etc...Era uma fala para tranquilizar e ao mesmo tempo engrandecer a criança por ter superado aquela fase.

Aí veio a ideia para escolha do nome do projeto. As crianças precisam perceber que elas evoluem e nesse meio, compreender porque não precisam mais usar fraldas ou não tomar mais mamadeiras. Existem as diferenças entre ser um bebê e ser uma criança pequena. Nesse período vê-se a importância de auxiliar a criança na construção e valorização da sua identidade. 

A identidade traz o conceito da distinção de uma marca, da diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, o modo de agir, de se identificar meninas ou meninos, suas preferências etc...Dessa forma surge a necessidade da criança identificar-se como ser social, construtor de sua própria identidade, bem como conhecer e compartilhar  um pouco de sua história, favorecendo assim o desenvolvimento físico e mental.

 

4. Problematização

Porque preciso me conhecer melhor e socializar-me bem com as pessoas e coleguinhas que estão à minha volta?

5. Objetivo Geral

Criar as possibilidades para que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, interações e vivência das diferentes situações. Favorecendo o convívio no mesmo espaço com outras pessoas, compreendendo que todos somos diferentes e agimos de maneiras diferentes.

6. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. (EI02EO02);

Dialogar com as crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões (EI02EF01);

Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Desenvolver a estruturação de tempos, espaços e posições (antes, depois, daqui a pouco, ontem, hoje, amanhã, em cima,embaixo, ao lado, atrás, em frente, fora, entre outros);

Propor a participação em experiências de comparações, disponibilizando materiais variados, para elaboração de conceitos (menor, maior, vazio, cheio, leve, pesado, entre outros);

Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros;

Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos (EI02EF04);

Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidas, etc. (EI02EF05);

Orientar a participação das crianças na organização da rotina diária, no intuito dela aprender a zelar os materiais de uso pessoal e coletivo;

Utilizar diariamente o calendário e a mudança do tempo para que as crianças percebam e acompanhem o tempo (antes, agora, depois, amanhã, tarde, noite), as atividades da rotina (chegada, despedida, refeições) e se familiarizar com os dias da semana.

Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando as diferenças. EI02EO05;

Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras (EIO2CG01);

Contar oralmente objetos, pessoas, livros, etc.; em contextos diversos (EIO2ET07);

Comunicar-se com os colegas e adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. (EI02EO04;

Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrda, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos (EI02EF04).

7. Descrição das Ações propostas experiências:

 Contação de histórias diversas:

Gabriel tem 0,99cm. O livro dará o início da roda de conversa sobre o crescimento das crianças. Instigar a criança para verificar  como ela se vê.

Conhecer a balança de se pesar e a “girafa” - régua de medir do ambulatório.

Elaborar o gráfico da altura. A criança irá colar os picotes no gráfico de acordo com a sua medida.

Roda de conversa para socialização do gráfico.

Contação de história – Maria ria que ria. Após será feito uma roda de conversa para saber por qual motivo a criança fica feliz.

Após a roda de conversa, será  feito um mural com o sorriso da criança e sua justificativa.

Brincadeiras no espelho. Caras, caretas, movimentos, poses no espelho. Usar o espelho como recurso de auto-observação e percepção de si própria.

Brincadeiras de roda. Cantigas que motivam as crianças com intuito de conhecer as partes do corpo. Ex.: Formiguinha, Põe a mão, Conheço um jacaré, etc…

Autorretrato com linha do tempo. A criança fará seu desenho no mês de março/junho e novembro ao final poderemos observar a evolução. Assim podemos ver como a criança se percebe de tempos em tempos.

. Usar o próprio corpo como referência para explorar números e quantidades.

 Pintura dos pés para trabalhar as sensações, noção de tamanho, diferenças dos numerais de calçados e contar oralmente.

Jogos de montar; quebra-cabeças, legos e outros. Com objetivo da criança classificar, explorar, comparar etc.

Envolver as crianças na organização da rotina diária, no intuito dela aprender a zelar os materiais de uso pessoal e coletivo;

Roda de conversas: Temas diversos que serão detalhados na organização semanal.

Encaminhar para a casa das crianças o livro: Já sou grande! Olha o que sei fazer e junto seguirá um questionário para as famílias responderem o que a criança já consegue fazer sozinha.

Construção de um vídeo de apresentação das crianças, individualmente. Cada criança fará a sua apresentação. Irão falar o seu nome, se gostam de estar na instituição e o que mais gostam de fazer na   instituição;

Contação de história: O menino e o peixe. Conversar sobre as diferenças e o comportamento dos amigos referente a aceitação do diferente;

Desenho do peixe, lembrando da história: O menino e o peixinho;

Pintura com lantejoulas e purpurina, para ajudar a desenvolver a coordenação motora fina;

Música: “se eu fosse um peixinho” . Para que a criança falar na brincadeira e escolher um amigo na canção, interagindo com a turma e desinibindo-se aos poucos;

Contação de história: Já sou grande! Essa história será contada em casa pelo familiar. Uma vez que a professora não tem mais tanto contato com os pais, o livro será uma ferramenta para fazer uma ponte. O livro será todo plastificado e seguirá os devidos  protocolos da saúde.

Baseado no livro: Já sou grande, criar um questionário para enviar aos pais. Através do livro, a professora irá descobrir mais coisas sobre a criança.

A família irá fazer uma foto de algo que a criança já consegue fazer em casa. Iremos socializar as fotos e faremos uma roda de conversa sobre os resultados do questionário.

8. Previsão dos tempos, espaços e materiais:

Tempos:  De acordo com a rotina, respeitando o interesse e a necessidade das crianças.

Espaços: Serão utilizados: sala de referência bem como os espaços externos e internos do CMEI.

Materiais: Tinta guache, E.V.A, papel craft, canetinhas, giz de cera, purpurina, lantejoulas e cola.

9. Avaliação e procedimentos de registros

A avaliação visará entender o processo de cada criança. Portanto, a avaliação ocorrerá no decorrer do Projeto, buscando identificar se os objetivos traçados foram alcançados. Sendo o registro individual e coletivo, descritivo e fotográfico.

10. Socialização das aprendizagens

Roda de conversa, murais e fotos.

11. Referências

ANNETE Huber. Gabriel tem 0,99cm. Campinas: Saber e ler, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

CARLUCCIO, Maria. Já sou grande! Olha o que sei fazer. São Paulo: Globo Kids, 2018.

Documento “Orientações Curriculares” – Direito de Aprendizagens nas Vivências da Educação Infantil''. Jaraguá do Sul. 2016”.

JARAGUÁ DO SUL. Secretaria Municipal de Educação. Proposta curricular para a educação infantil da rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul. Jaraguá do Sul/Secretaria Municipal de Educação, 2020.

JUNQUEIRA, Sônia. O menino e o peixinho. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

PINTO, Aline. Cadê? Achou! Educar, cuidar e brincar na ação pedagógica da creche: 0 a 3 anos e 11 meses. Curitiba: Positivo, 2018.




Materiais para pintura do peixinho
A criança colando o EVA no gráfico.
Disposição central da sala para uma contação de história de modo varal.
Aprendendo a usar a tesoura. Picotes para o mural para construção do gráfico da altura.















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