Educando com Amor...

09/06/2013

Projeto Música na Educação Infantil


Eixos: Música, Movimento, Arte, Matemática e Linguagem Oral/Visual



JUSTIFICATIVA     

                              Todo trabalho  profissional na Educação Infantil deve ser embasado em um projeto específico. A maioria dos projetos são elaborados depois de um diagnóstico da sala. Normalmente é diagnosticado uma deficiência ou necessidade de um assunto ou de determinado objeto para se iniciar um projeto. Com essa idéia, tentei analisar a sala e, não encontrando problema e sim me envolvendo com a energia que as crianças têm e a alegria com que ficam ao ouvir ou cantar uma música, que veio o motivo deste projeto. Até por que, não dá para imaginar a Educação Infantil sem a música pois, ela permeia todo nosso trabalho na Educação.       

                              Segundo o R.C.N. E. I. “As crianças interagem com a música, as brincadeiras e aos jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e a sua produção musical”. Os aspectos instintivos e afetivos da música se destacam para crianças de até três anos e, por isso devem ser trabalhados nas creches.
                              Queremos que a música seja utilizada neste Projeto, de forma a ampliar a linguagem ora, visual e corporal das crianças, de forma socializadora. Sabemos que as vezes ocorre uma banalização da música no contexto educacional e se dá, devido os profissionais utilizarem apenas como fonte de recreação das crianças, ignorando sua riqueza cultural e social. Não é isso que se quer com este Projeto.
                              De acordo com o pensamento da pedagoga e especialista em música para crianças, Maria Lúcia Cruz Suzigan, “a música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral”. Realizando esse Projeto, ajudará a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória e  outros benefícios.

OBJETIVO GERAL:   
                              Este Projeto, não é o ensino da teoria musical, nem a formação de um instrumentista. E sim, sensibilizar as crianças pelo gosto musical. Criar condições para que a criança possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento. Estimular a criatividade, o movimento, a percepção, a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa que a música oferece.

 OBJETIVO ESPECÍFICO:

·         Explorar materiais e a escuta de obras musicais para propiciar o contato e a experiência com a linguagem musical;
·         Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir sons;
·         Diferenciar fontes sonoras diversas;
·         Integrar e motivar as crianças através da música;
·         Exploração do movimento corporal;
·         Desenvolver a memória musical;
·           Cantar canções curtas e de fácil memorização com temas sobre o corpo, como:        bater palmas, bater pés, gestos com os dedos, tornozelos, etc.,
·         Desenvolver a percepção auditiva;
·         Concentrar-se;
·         Imitar;
·         Diferenciar sons e ruídos;
·         Enumerar a seqüência numérica através da música com numerais;
·         Explorar diferentes instrumentos de som.

AÇÕES PEDAGÓGICAS


 1-                  Trabalhando  as fontes sonoras

Este Projeto, vai reunir qualquer fonte sonora possível: brinquedos, objetos do cotidiano e se conseguirmos alguns instrumentos musicais de boa qualidade. Também será confeccionado  diversos materiais sonoros com as crianças, bem como introduzir brinquedos sonoros populares. Serão aproveitados elementos do dia-a-dia ou presentes na cultura da criança.

 Ações:

1.1-                        Cada criança deverá confeccionar com seus pais, um instrumento sonoro para ser utilizado na sala como brinquedo sonoro;

1.2-                        Confeccionar instrumentos sonoros a partir de elementos disponíveis no CEI.

 
2-                  Percepção auditiva (sons/ruídos).

2.1-    Deitar no chão (utilizando colchonetes ou tapete) e ouvir diferentes sons/ruídos:

·         Barulho de água. Chuva, etc...

·         Canto dos pássaros, som dos animais, etc..

Após essa atividade, conversar na rodinha sobre os diversos sons que podemos ouvir em nosso ambiente. Fazer um texto coletivo.

 2.2-           O ambiente possui vários tipos de ruídos, alguns são agradáveis e outros desagradáveis ao nosso ouvido. Sentados na quadra do CEI para analisarmos os sons:

·         Pessoas conversando;

·         crianças brincando;

·         Cachorro latindo;

·         Carro;

·         Criança gritando, etc...

2.3-            Passeio pela comunidade para analisarmos os sons.  Na chegada faremos um texto coletivo sobre o passeio.

2.4-            Utilizar um cd que há sobre a história de um passeio na mata, onde que as crianças imaginarão os fatos da história, pelos diversos sons que escutará. Representar os sons através dos gestos corporais.

2.5-            Observar na sala, os objetos que temos disponíveis e fazer uma classificação de diferentes tipos tipos de sons e ruídos. Exemplo, copo plástico amassado, cadeira arrastando, pente raspado sobre a madeira, palmas, bexigas, etc...

2.6-            Percepção do silêncio. A importância do silêncio. As diferenças da fala alta, fala baixa. Do grito (medo,susto) da gargalhada (felicidade, palhaçada).

2.7-            Escutar o cd das profissões onde só se houve o barulho do trabalhador. Exemplo do marceneiro com seu serrote, do lixador com sua lixa e do pedreiro com seu martelo. Representar com os elementos (martelo/serrote e lixa). Dramatização musical.

2.8-            Escutar o cd onde há vários tipos de sons e ruídos do dia a dia. Depois uma roda de conversa para as crianças falarem que tipo de sons elas reconheceram e os que elas não reconheceram. Fazer um registro.


3-                  A música

3.1-      Montar um álbum “canções de minha infância”. Todas as músicas contidas neste álbum, deverão ter a participação das crianças na produção da representação das músicas nele contidas. Fazer a partir das músicas que eles mais gostam.

3.2-      Montar uma “Rotina Musical”. As rotinas do dia a dia serão iniciadas a partir do som das músicas selecionadas e relacionadas com a rotina. Exemplo: Na hora do almoço a música: comer, comer para poder crescer.... e assim sucessivamente.

3.3-      Fazer uma representação musical para todas as crianças do CEI, com a música “a pulga e o percevejo”.

3.4-      Fazer apresentações teatrais para as crianças com músicas.

3.5-      Utilizar músicas com números da Xuxa e músicas populares, para que as crianças aprendam a seqüência numérica. Junto elaborar uma caixa com os números para facilitar a relação com os numerais.

3.6-      Imitações de sons dos animais, através das músicas conhecidas pelas crianças.

3.7-      Com a música “minha boneca de lata”, montar uma boneca de lata com materiais reciclados, no tamanho de uma criança e utilizá-la para brincar com as crianças.

3.8-      Dançar diversas músicas para explorar e melhorar o movimento corporal.

3.9-      Brincar de roda com músicas conhecidas populares.

3.10-    Apresentar uma música para o dia das mães.

3.11-    Colocar músicas de soninho para a hora do sono tranqüilizar as crianças.

  4-                  Contação de histórias:


4.1-            O flautista mágico. Apresentar a flauta.

4.2-            A flauta do tatu (Angela Lago).

4.3-            A sinfonia de Ronronia (Debby Carman).

4.4-            O violino Mágico (Eunice Braldo).

4.5-            Conheça a Orquestra (Ann Hayes).

4.6-            O Sapo Batista ( Vanessa Kalil)


Avaliação

 Serão feitos registros coletivos e individuais das crianças, de acordo com as situações vivenciadas durante a execução do Projeto e de sua rotina no CEI.

 
Referências



  • BRITO, Teca Alencar. A música na educação infantil. São Paulo: Petrópolis, 2003.
  • REFERENCIAL CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume III
    Rotina Musical criada para o dia a dia com as músicas que as crianças gostam.
    
    Porta Chamadinha

    
    Painel de aniversário



 
video
 
O vídeo acima, a pedidos, foi postado para mostrar a música da "casinha bem fechada". As crianças adoram...
 
video
Pode-se fazer também uma atividade como parte do Projeto a gravação das músicas que eles cantam em casa. Como esta gravação por exemplo!
 

17 comentários:

  1. Nossa!!!!!!!!! Amei esse Projeto e as suas atividades...Parabéns..!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!! Amei Vera! Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dai...a música da "casinha bem fechada" eu aprendi com você!Bjusss...Saudades..

      Excluir
  3. Verinha eu amei o projeto e gostaria de saber se tem como fazer o projeto somente a respeito do instrumento chocalho por ex se tem músicas,poemas,história,rimas etc.

    ResponderExcluir
  4. Paulo Sérgio, tem sim como fazer um Projeto só com um instrumento. Só que vc precisa pesquisar muito a respeito deste instrumento e elaborar as atividades mais focadas.O Projeto deve ser menor e com menos tempo de duração.Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Verinhaa muito bom o seu trabalho queria saber se posso trabalhar com crianças de 5 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Jamylle, com crianças de 5 anos eles podem ir além neste projeto...Boa sorte!

      Excluir
  6. Olá!!! Gostei muito do seu projeto!!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu projeto....Mas não achei o video dessa musica "casinha bem fechada"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. O vídeo "casinha bem fechada"foi retirado para não expor muito as crianças. Se desejar a música, entre em contato por e-mail que lhe envio. Abraços!

      Excluir
  8. parabéns pelo seu trabalho adorei!!!!

    ResponderExcluir
  9. Profª Vera o seu projeto é espetacular e vou mostrar para as professoras da escola em que trabalho para aplicarem com os primeiros e segundos anos e enviar para creche firigida por uma prima na Bahia.
    Gostaria de receber por e-mail o vídeo "Casinha bem fechada" meu e-mail: elizethmarques@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. amei seu projeto parabens vou aplicar com meus alunos nos cantamos aqui a musica da casinha fechadinha as crianças adoram

    ResponderExcluir
  11. Adorei. Goataria de receber por email a música. solcampos2000@yahoo.com.br. Obrigada.

    ResponderExcluir

Agradeço muito pela sua participação!