Eixos: Música,
Movimento, Arte, Matemática e Linguagem Oral/Visual
JUSTIFICATIVA
Todo trabalho profissional na Educação Infantil deve ser
embasado em um projeto específico. A maioria dos projetos são elaborados depois
de um diagnóstico da sala. Normalmente é diagnosticado uma deficiência ou
necessidade de um assunto ou de determinado objeto para se iniciar um projeto.
Com essa idéia, tentei analisar a sala e, não encontrando problema e sim me
envolvendo com a energia que as crianças têm e a alegria com que ficam ao ouvir
ou cantar uma música, que veio o motivo deste projeto. Até por que, não dá para
imaginar a Educação Infantil sem a música pois, ela permeia todo nosso trabalho
na Educação.
Segundo o R.C.N. E. I. “As crianças
interagem com a música, as brincadeiras e aos jogos: cantam enquanto brincam,
acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam
situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos
aos objetos sonoros e a sua produção musical”. Os aspectos instintivos e
afetivos da música se destacam para crianças de até três anos e, por isso devem
ser trabalhados nas creches.
Queremos que a música seja utilizada neste
Projeto, de forma a ampliar a linguagem ora, visual e corporal das crianças, de
forma socializadora. Sabemos que as vezes ocorre uma banalização da música no
contexto educacional e se dá, devido os profissionais utilizarem apenas como
fonte de recreação das crianças, ignorando sua riqueza cultural e social. Não é
isso que se quer com este Projeto.
De acordo com o pensamento da pedagoga
e especialista em música para crianças, Maria Lúcia Cruz Suzigan, “a música
estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a
escrita e a oral”. Realizando esse Projeto, ajudará a melhorar a sensibilidade
das crianças, a capacidade de concentração e a memória e outros benefícios.
OBJETIVO
GERAL:
Este Projeto, não é o ensino da teoria
musical, nem a formação de um instrumentista. E sim, sensibilizar as crianças
pelo gosto musical. Criar condições para que a criança possa refletir e
entender a música como fonte de prazer e conhecimento. Estimular a
criatividade, o movimento, a percepção, a coordenação e o convívio social da
criança de forma prazerosa que a música oferece.
·
Explorar materiais e a escuta de obras
musicais para propiciar o contato e a experiência com a linguagem musical;
·
Brincar com a música, imitar, inventar e
reproduzir sons;
·
Diferenciar fontes sonoras diversas;
·
Integrar e motivar as crianças através
da música;
·
Exploração do movimento corporal;
·
Desenvolver a memória musical;
·
Cantar canções curtas e de fácil
memorização com temas sobre o corpo, como: bater palmas, bater pés, gestos com os
dedos, tornozelos, etc.,
·
Desenvolver a percepção auditiva;
·
Concentrar-se;
·
Imitar;
·
Diferenciar sons e ruídos;
·
Enumerar a seqüência numérica através da
música com numerais;
·
Explorar diferentes instrumentos de som.
AÇÕES PEDAGÓGICAS
Este Projeto, vai reunir
qualquer fonte sonora possível: brinquedos, objetos do cotidiano e se
conseguirmos alguns instrumentos musicais de boa qualidade. Também será confeccionado
diversos materiais sonoros com as
crianças, bem como introduzir brinquedos sonoros populares. Serão aproveitados elementos
do dia-a-dia ou presentes na cultura da criança.
1.1-
Cada criança deverá confeccionar com seus pais, um instrumento sonoro
para ser utilizado na sala como brinquedo sonoro;
1.2-
Confeccionar instrumentos sonoros a partir de elementos disponíveis no
CEI.
2-
Percepção auditiva (sons/ruídos).
2.1- Deitar no chão (utilizando colchonetes ou
tapete) e ouvir diferentes sons/ruídos:
·
Barulho de água. Chuva, etc...
·
Canto dos pássaros, som dos animais, etc..
Após essa atividade, conversar na
rodinha sobre os diversos sons que podemos ouvir em nosso ambiente. Fazer um
texto coletivo.
·
Pessoas conversando;
·
crianças brincando;
·
Cachorro latindo;
·
Carro;
·
Criança gritando, etc...
2.3-
Passeio pela comunidade para analisarmos os sons. Na chegada faremos um texto coletivo sobre o
passeio.
2.4-
Utilizar um cd que há sobre a história de um passeio na mata, onde que
as crianças imaginarão os fatos da história, pelos diversos sons que escutará.
Representar os sons através dos gestos corporais.
2.5-
Observar na sala, os objetos que temos disponíveis e fazer uma
classificação de diferentes tipos tipos de sons e ruídos. Exemplo, copo
plástico amassado, cadeira arrastando, pente raspado sobre a madeira, palmas,
bexigas, etc...
2.6-
Percepção do silêncio. A importância do silêncio. As diferenças da fala
alta, fala baixa. Do grito (medo,susto) da gargalhada (felicidade, palhaçada).
2.7-
Escutar o cd das profissões onde só se houve o barulho do trabalhador.
Exemplo do marceneiro com seu serrote, do lixador com sua lixa e do pedreiro
com seu martelo. Representar com os elementos (martelo/serrote e lixa).
Dramatização musical.
2.8-
Escutar o cd onde há vários tipos de sons e ruídos do dia a dia. Depois
uma roda de conversa para as crianças falarem que tipo de sons elas
reconheceram e os que elas não reconheceram. Fazer um registro.
3-
A música
3.1- Montar
um álbum “canções de minha infância”. Todas as músicas contidas neste álbum,
deverão ter a participação das crianças na produção da representação das
músicas nele contidas. Fazer a partir das músicas que eles mais gostam.
3.2- Montar
uma “Rotina Musical”. As rotinas do dia a dia serão iniciadas a partir do som
das músicas selecionadas e relacionadas com a rotina. Exemplo: Na hora do
almoço a música: comer, comer para poder crescer.... e assim sucessivamente.
3.3- Fazer
uma representação musical para todas as crianças do CEI, com a música “a pulga
e o percevejo”.
3.4- Fazer
apresentações teatrais para as crianças com músicas.
3.5- Utilizar
músicas com números da Xuxa e músicas populares, para que as crianças aprendam
a seqüência numérica. Junto elaborar uma caixa com os números para facilitar a
relação com os numerais.
3.6- Imitações
de sons dos animais, através das músicas conhecidas pelas crianças.
3.7- Com
a música “minha boneca de lata”, montar uma boneca de lata com materiais
reciclados, no tamanho de uma criança e utilizá-la para brincar com as
crianças.
3.8- Dançar
diversas músicas para explorar e melhorar o movimento corporal.
3.9- Brincar
de roda com músicas conhecidas populares.
3.10- Apresentar uma música para o dia das mães.
3.11- Colocar músicas de soninho para a hora do sono tranqüilizar as
crianças.
4.1-
O flautista mágico. Apresentar a flauta.
4.2-
A flauta do tatu (Angela Lago).
4.3-
A sinfonia de Ronronia (Debby Carman).
4.4-
O violino Mágico (Eunice Braldo).
4.5-
Conheça a Orquestra (Ann Hayes).
4.6-
O Sapo Batista ( Vanessa Kalil)
Avaliação
- BRITO,
Teca Alencar. A música na educação infantil. São
Paulo: Petrópolis, 2003.
- REFERENCIAL
CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume III
Rotina Musical criada para o dia a dia com as músicas que as crianças gostam. Porta Chamadinha
Painel de aniversário
Nossa!!!!!!!!! Amei esse Projeto e as suas atividades...Parabéns..!!!
ResponderExcluirNossa!!!! Amei Vera! Parabéns
ResponderExcluirDai...a música da "casinha bem fechada" eu aprendi com você!Bjusss...Saudades..
Excluireu amei o projeto, gostaria de saber se tem como desenvolver um projeto a respeito do instrumento chocalho se tem músicas,poemas, história,etc Verinha guardo o seu retorno se caso estiver jeito no seu blog
ResponderExcluirVerinha eu amei o projeto e gostaria de saber se tem como fazer o projeto somente a respeito do instrumento chocalho por ex se tem músicas,poemas,história,rimas etc.
ResponderExcluirPaulo Sérgio, tem sim como fazer um Projeto só com um instrumento. Só que vc precisa pesquisar muito a respeito deste instrumento e elaborar as atividades mais focadas.O Projeto deve ser menor e com menos tempo de duração.Boa sorte!
ResponderExcluirVerinhaa muito bom o seu trabalho queria saber se posso trabalhar com crianças de 5 anos?
ResponderExcluirPode sim Jamylle, com crianças de 5 anos eles podem ir além neste projeto...Boa sorte!
ExcluirPARABÉNS .
ResponderExcluirOlá!!! Gostei muito do seu projeto!!!!
ResponderExcluirOlá!!! Gostei muito do seu projeto!!!!
ResponderExcluirLindo o seu projeto! Parabéns.
ResponderExcluirLindo o seu projeto. Parabéns!
ResponderExcluirAdorei seu projeto....Mas não achei o video dessa musica "casinha bem fechada"
ResponderExcluirObrigada. O vídeo "casinha bem fechada"foi retirado para não expor muito as crianças. Se desejar a música, entre em contato por e-mail que lhe envio. Abraços!
Excluirparabéns pelo seu trabalho adorei!!!!
ResponderExcluirAdorei! Vou desenvolver com minha classe. Obrigada.
ResponderExcluirProfª Vera o seu projeto é espetacular e vou mostrar para as professoras da escola em que trabalho para aplicarem com os primeiros e segundos anos e enviar para creche firigida por uma prima na Bahia.
ResponderExcluirGostaria de receber por e-mail o vídeo "Casinha bem fechada" meu e-mail: elizethmarques@hotmail.com
Muito interessante as musicas
ResponderExcluiramei seu projeto parabens vou aplicar com meus alunos nos cantamos aqui a musica da casinha fechadinha as crianças adoram
ResponderExcluirAdorei. Goataria de receber por email a música. solcampos2000@yahoo.com.br. Obrigada.
ResponderExcluirOlá, sou Elisangela professora de educação infantil, conheço essa música, porém na versão igrejinha. Gostaria de ter ela, você me envia por e-mail Vera?
ResponderExcluirelisangelamarq@hotmail.com. Desde já obrigada!
ResponderExcluirAdorei tudo!!!Será que tem como me enviar a música a Casinha por e-mail,irei trabalhar projeto música com meus pequenos...agradeço desde já,se tiver outras músicas e quiser me enviar ficarei muito grata...coinfantil@hotmail.com
ResponderExcluirOlá, Vera,
ResponderExcluirBoa noite. Amei o seu projeto.Que Deus continue abençoando a sua vida com sabedoria e amor.Me interessei pela música "A Casinha" e gostaria de recebe-la por e-mai.
~ rosemeireinacio@globomail.com
Obrigada! :D
É para qual faixa etária?
ResponderExcluirEsse Projeto foi executado com crianças de Maternal I com faixa etária entre 1 ano e 3 meses a 2 anos e alguns meses.
Excluirqual o estado onde vc aplica este projeto?
ResponderExcluirMuito interessante seu projeto com crianças dessa faixa etária. Estas de parabéns!! Como faço para ouvir a musica da casinha?
ResponderExcluirObrigada!
Respondendo: Para conseguir a música, vocês devem passar um e-mail no meu endereço. verinha.proff@gmail.com
ExcluirOi Prô que bom te encontrar aqui...
ResponderExcluiramei esse projeto. Bjs saudades
Oi..mas se não colocar o nome não sei quem é?? rsrs
Excluirmuito legal esse projeto sobre a música na educação infantil através da musica a criança busca seus conhecimento corporal e imaginário faz com que desperte seus movimentos
ResponderExcluirgostei muito ajuda quem esta iniciando e ainda não sabe
ResponderExcluircom fazer!
Amei pois cantava a musica errada. Esse projeto mim ajudou muito
ResponderExcluirAdorei! Gostaria de receber as músicas do projeto . Meu e-mail é patricia_lagemann@hotmail.com
ResponderExcluirme ajudou muito este projeto no meu tcc. parabéns
ResponderExcluirPodia me ajudar a fazer um trablho sobre projeto musicas
ResponderExcluirPodia me ajudar a fazer um trablho sobre projeto musicas
ResponderExcluirBoa noite! Acabo de ter contato com seu projeto após ter lido a parte teórica em um livro e ele foi de encontro com o que acabei de ler, parabéns pela organização e qualidade do projeto.
ResponderExcluirQueria o vedeo também
ResponderExcluirBoa tarde professora vera, adorei, estou fazendo um projeto no mais educação bem parecido com o seu, mas precisava por no papel, confesso que peguei umas coisas do seu, vou tentar implantar na minha cidade porque não tem. E não é todas as escolas que tem mais educação
ResponderExcluirAmei o seu projeto,voce está de parabéns. Deus continue lhe capacitando.Gostaria de receber as música do projeto. Abçs.
ResponderExcluirParabéns pela escolha das atividades!!!
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluirParabéns, muito interessante seu projeto. Amei! Gostaria de receber as músicas do projeto. Meu e-mail é carmemcasarin@hotmail.com
ResponderExcluirGrata!
Olá Vera... belos trabalhos! Passo por aqui para deixar um convite especial à todos para participarem do meu projeto de paz com música 'Goodpeace - goodpeople living in goodpeace', contatos iniciais pelo e-mail: gelno.goodpeace@gmail.com
ResponderExcluirBoa noite professora. Este ano trabalharemos Musica na creche em que trabalho, seu projeto veio ao encontro das nossas expectativas. Parabéns
ResponderExcluirSueli - Sorocaba - SP
Parabéns professora Vera!Gostaria de receber a música da casinha por email,deste já, grata.vanesa-p22@hotmail.com
ResponderExcluirPARABÉNS PELO PROJETO
ResponderExcluirOla me chamo Gyl Silva, queria poder saber como fazer para poder fazer doações musicais, sendo que no tema infantil, sou compositor e tenho musicas gravadas no tema, tenho interesse em ajudar, e poder tambem compartilhar com o projeto
ResponderExcluirgyll2013@hotmail.com
11946813584
Parabéns pelo seu projeto,me ajudou bastante, estou iniciando meu trabalho pela primeira vêz. Muito bom!!!
ResponderExcluirParabéns pelo projeto, me ajudou bastante estou montando o meu projeto pela primeira vez. Obrigada!!
ResponderExcluirA música é boa para o desenvolvimento das crianças. Baixe músicas grátis aqui: free mp3 download
ResponderExcluirótimo blog, abordaram muito bem o assunto, quero fazer algo assim em um projeto no colegio particular zona norte sp onde trabalho, amei o post me ajudou demais
ResponderExcluiradorei esse blog, vamos usar essas indicações no colegio objetivo zona norte sp, nossa equipe aprovou também, bem bacana
ResponderExcluirEstava a procura de conteudo assim para a cescola zona norte sp, obrigada pelo post, adoramos!!
ResponderExcluirÓtimo esse projeto. Trabalhar a percepção das crianças de acordo com os diversos sons
ResponderExcluirAmei o projeto!
ResponderExcluirNossa!!!
ResponderExcluirAdorei o seu projeto,vou utilizar algumas ideias brilhantes suas.
Muito obrigada.