Educando com Amor...

9 de jun. de 2013

Projeto Música na Educação Infantil


Eixos: Música, Movimento, Arte, Matemática e Linguagem Oral/Visual



JUSTIFICATIVA     

                              Todo trabalho  profissional na Educação Infantil deve ser embasado em um projeto específico. A maioria dos projetos são elaborados depois de um diagnóstico da sala. Normalmente é diagnosticado uma deficiência ou necessidade de um assunto ou de determinado objeto para se iniciar um projeto. Com essa idéia, tentei analisar a sala e, não encontrando problema e sim me envolvendo com a energia que as crianças têm e a alegria com que ficam ao ouvir ou cantar uma música, que veio o motivo deste projeto. Até por que, não dá para imaginar a Educação Infantil sem a música pois, ela permeia todo nosso trabalho na Educação.       

                              Segundo o R.C.N. E. I. “As crianças interagem com a música, as brincadeiras e aos jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e a sua produção musical”. Os aspectos instintivos e afetivos da música se destacam para crianças de até três anos e, por isso devem ser trabalhados nas creches.
                              Queremos que a música seja utilizada neste Projeto, de forma a ampliar a linguagem ora, visual e corporal das crianças, de forma socializadora. Sabemos que as vezes ocorre uma banalização da música no contexto educacional e se dá, devido os profissionais utilizarem apenas como fonte de recreação das crianças, ignorando sua riqueza cultural e social. Não é isso que se quer com este Projeto.
                              De acordo com o pensamento da pedagoga e especialista em música para crianças, Maria Lúcia Cruz Suzigan, “a música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral”. Realizando esse Projeto, ajudará a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória e  outros benefícios.

OBJETIVO GERAL:   
                              Este Projeto, não é o ensino da teoria musical, nem a formação de um instrumentista. E sim, sensibilizar as crianças pelo gosto musical. Criar condições para que a criança possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento. Estimular a criatividade, o movimento, a percepção, a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa que a música oferece.

 OBJETIVO ESPECÍFICO:

·         Explorar materiais e a escuta de obras musicais para propiciar o contato e a experiência com a linguagem musical;
·         Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir sons;
·         Diferenciar fontes sonoras diversas;
·         Integrar e motivar as crianças através da música;
·         Exploração do movimento corporal;
·         Desenvolver a memória musical;
·           Cantar canções curtas e de fácil memorização com temas sobre o corpo, como:        bater palmas, bater pés, gestos com os dedos, tornozelos, etc.,
·         Desenvolver a percepção auditiva;
·         Concentrar-se;
·         Imitar;
·         Diferenciar sons e ruídos;
·         Enumerar a seqüência numérica através da música com numerais;
·         Explorar diferentes instrumentos de som.

AÇÕES PEDAGÓGICAS


 1-                  Trabalhando  as fontes sonoras

Este Projeto, vai reunir qualquer fonte sonora possível: brinquedos, objetos do cotidiano e se conseguirmos alguns instrumentos musicais de boa qualidade. Também será confeccionado  diversos materiais sonoros com as crianças, bem como introduzir brinquedos sonoros populares. Serão aproveitados elementos do dia-a-dia ou presentes na cultura da criança.

 Ações:

1.1-                        Cada criança deverá confeccionar com seus pais, um instrumento sonoro para ser utilizado na sala como brinquedo sonoro;

1.2-                        Confeccionar instrumentos sonoros a partir de elementos disponíveis no CEI.

 
2-                  Percepção auditiva (sons/ruídos).

2.1-    Deitar no chão (utilizando colchonetes ou tapete) e ouvir diferentes sons/ruídos:

·         Barulho de água. Chuva, etc...

·         Canto dos pássaros, som dos animais, etc..

Após essa atividade, conversar na rodinha sobre os diversos sons que podemos ouvir em nosso ambiente. Fazer um texto coletivo.

 2.2-           O ambiente possui vários tipos de ruídos, alguns são agradáveis e outros desagradáveis ao nosso ouvido. Sentados na quadra do CEI para analisarmos os sons:

·         Pessoas conversando;

·         crianças brincando;

·         Cachorro latindo;

·         Carro;

·         Criança gritando, etc...

2.3-            Passeio pela comunidade para analisarmos os sons.  Na chegada faremos um texto coletivo sobre o passeio.

2.4-            Utilizar um cd que há sobre a história de um passeio na mata, onde que as crianças imaginarão os fatos da história, pelos diversos sons que escutará. Representar os sons através dos gestos corporais.

2.5-            Observar na sala, os objetos que temos disponíveis e fazer uma classificação de diferentes tipos tipos de sons e ruídos. Exemplo, copo plástico amassado, cadeira arrastando, pente raspado sobre a madeira, palmas, bexigas, etc...

2.6-            Percepção do silêncio. A importância do silêncio. As diferenças da fala alta, fala baixa. Do grito (medo,susto) da gargalhada (felicidade, palhaçada).

2.7-            Escutar o cd das profissões onde só se houve o barulho do trabalhador. Exemplo do marceneiro com seu serrote, do lixador com sua lixa e do pedreiro com seu martelo. Representar com os elementos (martelo/serrote e lixa). Dramatização musical.

2.8-            Escutar o cd onde há vários tipos de sons e ruídos do dia a dia. Depois uma roda de conversa para as crianças falarem que tipo de sons elas reconheceram e os que elas não reconheceram. Fazer um registro.


3-                  A música

3.1-      Montar um álbum “canções de minha infância”. Todas as músicas contidas neste álbum, deverão ter a participação das crianças na produção da representação das músicas nele contidas. Fazer a partir das músicas que eles mais gostam.

3.2-      Montar uma “Rotina Musical”. As rotinas do dia a dia serão iniciadas a partir do som das músicas selecionadas e relacionadas com a rotina. Exemplo: Na hora do almoço a música: comer, comer para poder crescer.... e assim sucessivamente.

3.3-      Fazer uma representação musical para todas as crianças do CEI, com a música “a pulga e o percevejo”.

3.4-      Fazer apresentações teatrais para as crianças com músicas.

3.5-      Utilizar músicas com números da Xuxa e músicas populares, para que as crianças aprendam a seqüência numérica. Junto elaborar uma caixa com os números para facilitar a relação com os numerais.

3.6-      Imitações de sons dos animais, através das músicas conhecidas pelas crianças.

3.7-      Com a música “minha boneca de lata”, montar uma boneca de lata com materiais reciclados, no tamanho de uma criança e utilizá-la para brincar com as crianças.

3.8-      Dançar diversas músicas para explorar e melhorar o movimento corporal.

3.9-      Brincar de roda com músicas conhecidas populares.

3.10-    Apresentar uma música para o dia das mães.

3.11-    Colocar músicas de soninho para a hora do sono tranqüilizar as crianças.

  4-                  Contação de histórias:


4.1-            O flautista mágico. Apresentar a flauta.

4.2-            A flauta do tatu (Angela Lago).

4.3-            A sinfonia de Ronronia (Debby Carman).

4.4-            O violino Mágico (Eunice Braldo).

4.5-            Conheça a Orquestra (Ann Hayes).

4.6-            O Sapo Batista ( Vanessa Kalil)


Avaliação

 Serão feitos registros coletivos e individuais das crianças, de acordo com as situações vivenciadas durante a execução do Projeto e de sua rotina no CEI.

 
Referências



  • BRITO, Teca Alencar. A música na educação infantil. São Paulo: Petrópolis, 2003.
  • REFERENCIAL CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume III
    Rotina Musical criada para o dia a dia com as músicas que as crianças gostam.
    
    Porta Chamadinha

    
    Painel de aniversário



 
 
O vídeo acima, a pedidos, foi postado para mostrar a música da "casinha bem fechada". As crianças adoram...
 
Pode-se fazer também uma atividade como parte do Projeto a gravação das músicas que eles cantam em casa. Como esta gravação por exemplo!
 

60 comentários:

  1. Nossa!!!!!!!!! Amei esse Projeto e as suas atividades...Parabéns..!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!! Amei Vera! Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dai...a música da "casinha bem fechada" eu aprendi com você!Bjusss...Saudades..

      Excluir
  3. eu amei o projeto, gostaria de saber se tem como desenvolver um projeto a respeito do instrumento chocalho se tem músicas,poemas, história,etc Verinha guardo o seu retorno se caso estiver jeito no seu blog

    ResponderExcluir
  4. Verinha eu amei o projeto e gostaria de saber se tem como fazer o projeto somente a respeito do instrumento chocalho por ex se tem músicas,poemas,história,rimas etc.

    ResponderExcluir
  5. Paulo Sérgio, tem sim como fazer um Projeto só com um instrumento. Só que vc precisa pesquisar muito a respeito deste instrumento e elaborar as atividades mais focadas.O Projeto deve ser menor e com menos tempo de duração.Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Verinhaa muito bom o seu trabalho queria saber se posso trabalhar com crianças de 5 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Jamylle, com crianças de 5 anos eles podem ir além neste projeto...Boa sorte!

      Excluir
  7. Olá!!! Gostei muito do seu projeto!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá!!! Gostei muito do seu projeto!!!!

    ResponderExcluir
  9. Lindo o seu projeto! Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Lindo o seu projeto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu projeto....Mas não achei o video dessa musica "casinha bem fechada"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. O vídeo "casinha bem fechada"foi retirado para não expor muito as crianças. Se desejar a música, entre em contato por e-mail que lhe envio. Abraços!

      Excluir
  12. parabéns pelo seu trabalho adorei!!!!

    ResponderExcluir
  13. Adorei! Vou desenvolver com minha classe. Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Profª Vera o seu projeto é espetacular e vou mostrar para as professoras da escola em que trabalho para aplicarem com os primeiros e segundos anos e enviar para creche firigida por uma prima na Bahia.
    Gostaria de receber por e-mail o vídeo "Casinha bem fechada" meu e-mail: elizethmarques@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante as musicas

    ResponderExcluir
  16. amei seu projeto parabens vou aplicar com meus alunos nos cantamos aqui a musica da casinha fechadinha as crianças adoram

    ResponderExcluir
  17. Adorei. Goataria de receber por email a música. solcampos2000@yahoo.com.br. Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Olá, sou Elisangela professora de educação infantil, conheço essa música, porém na versão igrejinha. Gostaria de ter ela, você me envia por e-mail Vera?

    ResponderExcluir
  19. elisangelamarq@hotmail.com. Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Carla pereira19/01/2015, 19:51

    Adorei tudo!!!Será que tem como me enviar a música a Casinha por e-mail,irei trabalhar projeto música com meus pequenos...agradeço desde já,se tiver outras músicas e quiser me enviar ficarei muito grata...coinfantil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Olá, Vera,
    Boa noite. Amei o seu projeto.Que Deus continue abençoando a sua vida com sabedoria e amor.Me interessei pela música "A Casinha" e gostaria de recebe-la por e-mai.
    ~ rosemeireinacio@globomail.com
    Obrigada! :D

    ResponderExcluir
  22. É para qual faixa etária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Projeto foi executado com crianças de Maternal I com faixa etária entre 1 ano e 3 meses a 2 anos e alguns meses.

      Excluir
  23. qual o estado onde vc aplica este projeto?

    ResponderExcluir
  24. Muito interessante seu projeto com crianças dessa faixa etária. Estas de parabéns!! Como faço para ouvir a musica da casinha?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo: Para conseguir a música, vocês devem passar um e-mail no meu endereço. verinha.proff@gmail.com

      Excluir
  25. Oi Prô que bom te encontrar aqui...
    amei esse projeto. Bjs saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi..mas se não colocar o nome não sei quem é?? rsrs

      Excluir
  26. muito legal esse projeto sobre a música na educação infantil através da musica a criança busca seus conhecimento corporal e imaginário faz com que desperte seus movimentos

    ResponderExcluir
  27. gostei muito ajuda quem esta iniciando e ainda não sabe
    com fazer!

    ResponderExcluir
  28. Amei pois cantava a musica errada. Esse projeto mim ajudou muito

    ResponderExcluir
  29. Adorei! Gostaria de receber as músicas do projeto . Meu e-mail é patricia_lagemann@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. me ajudou muito este projeto no meu tcc. parabéns

    ResponderExcluir
  31. Podia me ajudar a fazer um trablho sobre projeto musicas

    ResponderExcluir
  32. Podia me ajudar a fazer um trablho sobre projeto musicas

    ResponderExcluir
  33. Boa noite! Acabo de ter contato com seu projeto após ter lido a parte teórica em um livro e ele foi de encontro com o que acabei de ler, parabéns pela organização e qualidade do projeto.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde professora vera, adorei, estou fazendo um projeto no mais educação bem parecido com o seu, mas precisava por no papel, confesso que peguei umas coisas do seu, vou tentar implantar na minha cidade porque não tem. E não é todas as escolas que tem mais educação

    ResponderExcluir
  35. Amei o seu projeto,voce está de parabéns. Deus continue lhe capacitando.Gostaria de receber as música do projeto. Abçs.

    ResponderExcluir
  36. Parabéns pela escolha das atividades!!!

    ResponderExcluir
  37. Parabéns, muito interessante seu projeto. Amei! Gostaria de receber as músicas do projeto. Meu e-mail é carmemcasarin@hotmail.com
    Grata!

    ResponderExcluir
  38. Olá Vera... belos trabalhos! Passo por aqui para deixar um convite especial à todos para participarem do meu projeto de paz com música 'Goodpeace - goodpeople living in goodpeace', contatos iniciais pelo e-mail: gelno.goodpeace@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Boa noite professora. Este ano trabalharemos Musica na creche em que trabalho, seu projeto veio ao encontro das nossas expectativas. Parabéns
    Sueli - Sorocaba - SP

    ResponderExcluir
  40. Parabéns professora Vera!Gostaria de receber a música da casinha por email,deste já, grata.vanesa-p22@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Ola me chamo Gyl Silva, queria poder saber como fazer para poder fazer doações musicais, sendo que no tema infantil, sou compositor e tenho musicas gravadas no tema, tenho interesse em ajudar, e poder tambem compartilhar com o projeto


    gyll2013@hotmail.com

    11946813584

    ResponderExcluir
  42. Parabéns pelo seu projeto,me ajudou bastante, estou iniciando meu trabalho pela primeira vêz. Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  43. Parabéns pelo projeto, me ajudou bastante estou montando o meu projeto pela primeira vez. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  44. A música é boa para o desenvolvimento das crianças. Baixe músicas grátis aqui: free mp3 download

    ResponderExcluir
  45. ótimo blog, abordaram muito bem o assunto, quero fazer algo assim em um projeto no colegio particular zona norte sp onde trabalho, amei o post me ajudou demais

    ResponderExcluir
  46. adorei esse blog, vamos usar essas indicações no colegio objetivo zona norte sp, nossa equipe aprovou também, bem bacana

    ResponderExcluir
  47. Estava a procura de conteudo assim para a cescola zona norte sp, obrigada pelo post, adoramos!!

    ResponderExcluir
  48. Ótimo esse projeto. Trabalhar a percepção das crianças de acordo com os diversos sons

    ResponderExcluir
  49. Adelia_barbosa@ho09/02/2020, 12:00

    Nossa!!!
    Adorei o seu projeto,vou utilizar algumas ideias brilhantes suas.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir

Agradeço muito pela sua participação!