tema: a lagartixa
justificativa
Estávamos no parque brincando
quando a professora percebeu a conversa:
O João: - É uma lagartixa pequenininha.
Ana: - Tem que cuidar dela!
João: - Ela é branquinha...
Objetivo Geral
Conhecer sobre as lagartixas, promovendo para as crianças,
um ambiente de pesquisa que desperte a curiosidade e a valorização da vida animal.
Objetivo Específico
- Identificar onde
podemos encontrar as lagartixas no meio ambiente;
- Conhecer as características da lagartixa;
- Conhecer a cadeia alimentar e os benefícios da lagartixa
para o meio ambiente;
- Explorar diferentes recursos, como por exemplo o
microscópio.
-Adquirir autonomia e espontaneidade para observar,
pesquisar e expor os conhecimentos adquiridos;
Desenvolvimento
- Levantamento de hipóteses dirigido pela professora a
partir das seguintes questões desencadeadoras: (roda de conversa)
-Explorar o CEI à procura de lagartixas a fim de colocá-las
em observação no microscópio;
-Confeccionar uma lagartixa com material reciclado;
-Cantar músicas relacionadas com o tema.
- Poema relacionado com o tema.
- Criar cartazes com imagens e textos para exposição dos
conhecimentos adquiridos;
- Contação da história: Literatura Intantil:O segredo da
lagartixa, de Lecticia Dansa e
Salmo Dansa. Confeccionar uma caixa para colocarmos os segredos que cada
um quer por na caixinha.
Literatura infantil: A lagartixa que virou jacaré de Izomar
Camargo Guilherme;
- Brincar de vivo/morto só que ao invés, colocar a palavra:
lagartixa/mosquito.
- Cantar a música: “fui morar numa casinha, nha,nha” e
dramatizar a música.
- Assistir DVDs com:
1) Documentário com as 12 lagartixas mais raras do mundo.
2) Noticiário sobre a sobrevivência da lagartixa.
3) Curiosidades sobre a lagartixa. Lagartixas gigantes.
- Poesia;
- Parlenda.
Trabalhar conceitos:
- Comparações entre o corpo da lagartixa e o nosso;
- Contagem (das patas, dedos e ovos);
- Formas geométricas (relacionadas ao formato da cabeça e do
rabo da lagartixa);
- Conceitos matemáticos (grosso/fino, alto/baixo,
rápido/devagar, grande/pequeno);
- Escrita espontânea.
- Músicas (envolvendo lagartixa);
• O grupo desenvolveu uma postura investigativa ao longo do
projeto?
• O grupo demonstrou participação espontânea durante o
desenvolvimento do projeto?
• Houve mudanças nas falas das crianças em relação ao início
do projeto?
• Quais foram os conhecimentos adquiridos pelo grupo?
LARGA A TIA LAGARTIXA
LAGARTIXA, LARGA A TIA!!
SÓ QUANDO SUA TIA
CHAMAR LAGARTIXA DE LAGARTINHA
Lagartixa
é um réptil engraçado
(réptil é um bichinho que rasteja)
Você pode cortar seu rabo
que ele regenera
cresce de novo
Ora veja !
é um réptil engraçado
(réptil é um bichinho que rasteja)
Você pode cortar seu rabo
que ele regenera
cresce de novo
Ora veja !
Ela nasce de um ovo
Parece filhote de jacaré
(mas não é)
Lagartixa é alpinista
Escala parede grossa
sobe parede lisa
e não desliza
gruda os dedinhos onde pisa
(são aderentes)
Ah, mas isso não é nada
pra quem anda no teto
de cabeça para baixo
(não tente fazer isso
porque você é gente)
Eu é que não fico embaixo
vai que ela escorrega
e tchibum...despenca
bem na minha cabeça !
A lagartixa é gelada à beça
e a pele parece uma lixa
É um bichinho esquisito
de olhar esperto
que se alimenta de mosquito
e pequenos insetos
Uma caiu na minha coxa...
Poxa! Fiquei roxa de vergonha
de tanto que gritava!
Socorro, socorro!
Autora: (Valéria Tarelho)
Antes de tudo, precisamos coletar os dados com as crianças. Sugestão como fazer, segue, com respostas das crianças:
O QUE SABEMOS SOBRE A
LAGARTIXA :
Andrey- uma coisa que anda pelas paredes e por tudo
Cristian : come bichinhos
André – tem olho grande
Jose : tem lagartixa na minha casa
João: bicho que tem rabo longo come insetos e anda por tudo
e põe ovos.
Ana: ela nada na janela
Victor: elas passam bem rápido
Kaique: come mosquito tem língua comprida
Joao: não ela não tem quem tem língua comprida é o camaleão
José: lagartixa não consegue comer cobra
João: bichinhos
Victor: tudo o que ela ver pequeno
William:
come formiga
Willian:
ela come mosca. Mosquito, maruin e formiga.
Ana: come terra
Sabrina: ela fica no mar e come bichinho que come a gente,
ela come pernilongo.
Henrique: ela come borboleta
Onde ela vive?
João: no mato
José: na mata fechada
Sabrina: no mar
O que tem no corpinho
da lagartixa:
Kamilly: pernas - Victor: perninhas - Luciano: osso
Como ela consegue
ficar no teto sem cair?
João: Ela tem cola
Victor: acho que tem protetor solar pra poder ficar grudada
Luciano: ela é grudenta
Sophye: ela tem grude
O que acontece com o rabinho dela?
João: ele mexe - Victor: cresce - Jhulia: cresce
O que vocês querem
aprender sobre a lagartixa?
Manuela: quero aprender escrever ela e fazer ela.
Luciano/Henrique/Manuela/Jhulia/Willian/Leandro/Nathan/Eloisy/Henrique/Flávia/Cristian/João/
Victor – aprender desenhar ela.
Kauan/ Deivid/ Ana/Felipe/Cristian/ Andrey/Victor: sobre o filhote
Derik: se ela come passarinho
Kamilly: se ela come insetos
Fizemos lagartixa na massinha de modelar e colacamos elas por um tempo, nos pilares da escola! |
Pintamos com papel crepom a lagartixa da história "A lagartixa que virou jacaré". |
SE VOCÊ ENTRASSE NA MÁQUINA DO DR. SAPÃO, QUERIA VIRAR O QUE? Pergunta formulada a partir da história: A Lagartixa que virou jacaré.
Saiu cada resposta!
Pintura com papel crepom! Esta lagartixa ficou bem roxinha... |
Nesta contação de história eu preparei uma caixa com algo dentro |
Desenho a partir da história "O segredo da lagartixa" |
Animais ovíparos! Em época de páscoa, a maioria achava que o coelho vinha dos ovos! Encrementando nosso vocabulário também! |
Muitos tópicos que podem ser trabalhados com a história. |
Colando casquinhas de ovos nos ovos da lagartixa com poesia. Quem quis levar a poesia para decorar, levou e apresentou pra sala! |
Alguns quiseram pintar os ovos e depois colar as casquinhas. |
Painel
- É difícil guardar um segredo?
- Sim!
- Por que sim?
- Porquê dá vontade de contar!
|
Este vídeo achei na internet e no dia em que as crianças assistiram, pediram para repetir por quatro vezes! No dia seguinte, queriam ver novamente! Gostaram muito!!
Projeto maravilhoso!!!
ResponderExcluirCaramba!
ResponderExcluirDemais!!!!
Projeto muito útil,de fácil compreensão, muito bom.
ResponderExcluir