Educando com Amor...

20 de mar de 2014

Projeto: A LAGARTIXA


tema: a lagartixa

 cronologia:  

justificativa

Estávamos no parque brincando quando a professora percebeu a conversa:

O João: - É uma lagartixa pequenininha.

Ana: - Tem que cuidar dela!

João: - Ela é branquinha...

 Havia uma rodinha de crianças sobre a brita. Uma lagartixa estava no meio deles. Então a professora se aproximou e viu que queriam pisar na lagartixa, disse para eles que não precisavam matar ela. Pegou a lagartixa e colocou-a num lugar mais protegido; sobre a calçada. As crianças  ficaram na tela para ver a lagartixa e a professora saiu de perto para observar de longe. Elas ficaram ao redor olhando, falando, resmungando,  até que o José começou a atirar pedra na lagartixa. A professora interferiu e perguntou se ele sabia o que de bom ela fazia para os seres humanos. Ele olhou com cara feia para sua professora e disse que não sabia. Então, a professora falou um pouco sobre ela e o convenceu que não deveria matá-la. O José e outras crianças só ouvem a professora falando. Depois, a professora novamente saiu de perto e ficou observando. João organizou uma fila para ver a tal lagartixa. Um fala: - Eu não estou vendo ela! Outro dizia:  - Ela está lá naquele quadrado. A Ana corrigiu:  - Não é quadrado é retângulo! O Kauan dizia:  - Naquele retângulo amarelo! O Victor corrigiu: - Não é amarelo é rosinha claro, aquele lá na frente é amarelo!  E os  outros continuavam na fila para ver a tal lagartixa. O André falou: - Ela é tão pequenininha, tá procurando um lugar pra ir. A Ana disse: - Ela tá procurando a mãe dela. O Victor disse:  - Lagartixa não tem mãe! E o João: - Tem sim! Já o  André dizia que ela  estava procurando um lugar para se proteger, mas o Kaique, dizia que ela estava indo em direção aos carros e que eles vão passar em cima dela. E a lagartixa se vai embora. Eles falam: - É ...agora não dá mais pra ver ela, que pena! Então voltam a brincar no parque.

Objetivo Geral

Conhecer sobre as lagartixas, promovendo para as crianças, um ambiente de pesquisa que desperte a curiosidade e a  valorização da vida animal.


Objetivo Específico

-  Identificar onde podemos encontrar as lagartixas no meio ambiente;

- Conhecer as características da lagartixa;

- Conhecer a cadeia alimentar e os benefícios da lagartixa para o meio      ambiente;

- Explorar diferentes recursos, como por exemplo o microscópio.

-Adquirir autonomia e espontaneidade para observar, pesquisar e expor os conhecimentos adquiridos;

Desenvolvimento


- Levantamento de hipóteses dirigido pela professora a partir das seguintes questões desencadeadoras: (roda de conversa)

 1-O que é lagartixa? 2- Onde ela vive? 3- Como a lagartixa nasce? 4- Para que serve o rabo da lagartixa? 5 - Quem corta o rabo da lagartixa? 6- Por que cortar o rabo dela? 7 - Quantas patas ela tem? 8 - O que a lagartixa come? 9- Quem come lagartixa? 10-O que tem no corpinho da lagartixa? 11- Como a lagartixa nasce? 12 -O que ela come? 13-Como vamos fazer para descobrir essas coisas sobre a lagartixa? 14 -Será que encontramos em livros? 15- Vamos procurar em casa e trazer uma para a sala?

-Explorar o CEI à procura de lagartixas a fim de colocá-las em observação no microscópio;

-Confeccionar uma lagartixa com material reciclado;

-Cantar músicas relacionadas com o tema.

- Poema relacionado com o tema.

- Criar cartazes com imagens e textos para exposição dos conhecimentos adquiridos;

- Contação da história: Literatura Intantil:O segredo da lagartixa, de Lecticia Dansa e Salmo Dansa. Confeccionar uma caixa para colocarmos os segredos que cada um quer por na caixinha.

Literatura infantil: A lagartixa que virou jacaré de Izomar Camargo Guilherme;

- Brincar de vivo/morto só que ao invés, colocar a palavra: lagartixa/mosquito.

- Cantar a música: “fui morar numa casinha, nha,nha” e dramatizar a música.

- Assistir DVDs com:

1) Documentário com as 12 lagartixas mais raras do mundo.

2) Noticiário sobre a sobrevivência da lagartixa.

3) Curiosidades sobre a lagartixa. Lagartixas gigantes.

 - Dobradura em forma de lagartixa;

- Poesia;

- Parlenda.


Trabalhar conceitos:

- Comparações entre o corpo da lagartixa e o nosso;

- Contagem (das patas, dedos e ovos);

- Formas geométricas (relacionadas ao formato da cabeça e do rabo da lagartixa);

- Conceitos matemáticos (grosso/fino, alto/baixo, rápido/devagar, grande/pequeno);

- Escrita espontânea.

- Músicas (envolvendo lagartixa);

 AVALIAÇÃO

       Para orientar a avaliação do projeto serão utilizados como parâmetros, diversas perguntas, dentre as quais:

 • Quais conhecimentos o grupo possuía no início do projeto?

• O grupo desenvolveu uma postura investigativa ao longo do projeto?

• O grupo demonstrou participação espontânea durante o desenvolvimento do projeto?

• Houve mudanças nas falas das crianças em relação ao início do projeto?

• Quais foram os conhecimentos adquiridos pelo grupo?

PARLENDA:

LARGA A TIA LAGARTIXA
LAGARTIXA, LARGA A TIA!!
SÓ QUANDO SUA TIA
CHAMAR LAGARTIXA DE LAGARTINHA

 POESIA:

Lagartixa
é um réptil engraçado
(réptil é um bichinho que rasteja)
Você pode cortar seu rabo
que ele regenera
cresce de novo
Ora veja !






Ela nasce de um ovo
Parece filhote de jacaré
(mas não é)
Lagartixa é alpinista
Escala parede grossa
sobe parede lisa
e não desliza
gruda os dedinhos onde pisa
(são aderentes)

Ah, mas isso não é nada
pra quem anda no teto
de cabeça para baixo
(não tente fazer isso
porque você é gente)
Eu é que não fico embaixo
vai que ela escorrega
e tchibum...despenca
bem na minha cabeça !

A lagartixa é gelada à beça
e a pele parece uma lixa
É um bichinho esquisito
de olhar esperto
que se alimenta de mosquito
e pequenos insetos

Uma caiu na minha coxa...
Poxa! Fiquei roxa de vergonha

de tanto que gritava!
Socorro, socorro!
 Me larga, me deixa,  xô, lagartixa!
Autora: (Valéria Tarelho)


Antes de tudo, precisamos coletar os dados com as crianças. Sugestão como fazer, segue, com respostas das crianças:




O QUE SABEMOS SOBRE A LAGARTIXA :
Andrey- uma coisa que anda pelas paredes e por tudo
Cristian : come bichinhos
André – tem olho grande
Jose : tem lagartixa na minha casa
João: bicho que tem rabo longo come insetos e anda por tudo e põe ovos.
Ana: ela nada na janela
Victor: elas passam bem rápido
Kaique: come mosquito tem língua comprida
Joao: não ela não tem quem tem língua comprida é o camaleão
José: lagartixa não consegue comer cobra
João: bichinhos
Victor: tudo o que ela ver pequeno
William: come formiga
Willian: ela come mosca. Mosquito, maruin e formiga.
Ana: come  terra
Sabrina: ela fica no mar e come bichinho que come a gente, ela come pernilongo.
Henrique: ela come borboleta
Onde ela vive?
João: no mato
José: na mata fechada
Sabrina: no mar
O que tem no corpinho da lagartixa:
Kamilly: pernas - Victor: perninhas - Luciano: osso
Como ela consegue ficar no teto sem cair?
João: Ela tem cola
Victor: acho que tem protetor solar pra poder ficar grudada
Luciano: ela é grudenta
Sophye: ela tem grude
O que acontece com o rabinho dela?
João: ele mexe - Victor: cresce - Jhulia: cresce
O que vocês querem aprender sobre a lagartixa?
Manuela: quero aprender escrever ela e fazer ela.
Luciano/Henrique/Manuela/Jhulia/Willian/Leandro/Nathan/Eloisy/Henrique/Flávia/Cristian/João/ Victor – aprender desenhar ela.
Kauan/ Deivid/ Ana/Felipe/Cristian/ Andrey/Victor: sobre o filhote
Derik: se ela come passarinho
Kamilly: se ela come insetos

Fizemos lagartixa na massinha de modelar e colacamos elas por um tempo, nos pilares da escola!

Pintamos com papel crepom a lagartixa da história "A lagartixa que virou jacaré".


SE VOCÊ ENTRASSE NA MÁQUINA DO DR. SAPÃO, QUERIA VIRAR O QUE? Pergunta formulada a partir da história: A Lagartixa que virou jacaré.
Saiu cada resposta!

        

Pintura com papel crepom! Esta lagartixa ficou bem roxinha...
Nesta contação de história eu preparei uma caixa com algo dentro
Desenho a partir da história "O segredo da lagartixa"

Animais ovíparos! Em época de páscoa, a maioria achava que o coelho vinha dos ovos!
Encrementando nosso vocabulário também!



Muitos tópicos que podem ser trabalhados com a história.

Colando casquinhas de ovos nos ovos da lagartixa com poesia. Quem quis
levar a poesia para decorar, levou e apresentou pra sala!

Alguns quiseram pintar os ovos e depois colar as casquinhas.
Painel
- É difícil guardar um segredo?

- Sim!

- Por que sim?

- Porquê dá vontade de contar!
  videoEste vídeo achei na internet e no dia em que as crianças assistiram, pediram para repetir por quatro vezes! No dia seguinte, queriam ver novamente! Gostaram muito!!

video

2 comentários:

Agradeço muito pela sua participação!