tema: BARCO PIRATA
justificativa:
Objetivo Geral
Proporcionar um ambiente de
brincadeiras com motivos piratas.
Objetivo Específico
- Conhecer as características dos piratas, seu modo de vida,
alimentação, etc;
- Ampliar o repertório de histórias das crianças;
- Incentivar a
imaginação e a criatividade das crianças;
- Trabalhar a noção temporal.
Desenvolvimento
- Levantamento de hipóteses, dirigido pela professora a
partir das seguintes questões desencadeadoras: (roda de conversa)
- O que é um pirata? Onde ele vive? Por que alguns piratas
tem tampa nos olhos? Existe mapa dos tesouros? Existem piratas hoje em dia?
Questões levantadas pelas crianças:
( verificar com as crianças e incluir no projeto)
-Confeccionar uma boina de pirata para brincarmos de faz de
conta;
-Cantar músicas relacionadas com o tema.
- Par lenda relacionado com o tema.
- Contação da história: Literatura Infantil: 21 histórias
sobre piratas;
- Contação da história: Carolina e o pirata. (com dobradura
do chapéu do pirata)
- Confeccionar um baú dos tesouros;
- Confeccionar em casa com os pais um barco pirata;
- Transformar o trepa-trepa em um barco pirata;
- Documentário sobre os piratas;
- Família Schumann e os piratas;
- Ver noticiário sobre os piratas da atualidade;
- Curiosidades sobre os piratas (conversa sobre o código de
conduta dos piratas e montar nosso código de conduta, mudando, reformulando os
combinados existentes na sala);
- Trazer objetos de casa, para colocarmos dentro da caixa de
tesouros (bijouterias);
- Assistir filme: piratas pirados (animação infantil);
- Fazer a mão do capitão gancho e o tapa-olho;
- Desenhar o mapa pirata e colocar dentro da garrafinha,
como a maioria das histórias narram;
- Jogos matematicos;
- Jogos matematicos;
- Maquiagem do capitão gancho nas crianças;
- Fazer uma âncora para o barco;
- Elaborar o código de conduta;
Trabalhar conceitos:
- Comparações entre o presente e o passado (como eram e como
é hoje os piratas);
- Promover a leitura do mapa como elemento simbólico do
espaço físico em que estamos inseridos;
- Conceitos geográficos sobre ilhas e mares;
- A alimentação natural (que havia na ilha para manter a
sobrevivência?);
- Conceitos matematicos.
- Conceitos matematicos.
Brincadeiras de faz
de conta:
- Com o tapa-olho e a mão do “capitão gancho”, as crianças
brincarão no parque e deverão perceber
as dificuldades que as pessoas têm, quando sofrem a falta de algum membro do
seu corpo. Pode ser em momentos diferentes (primeiro com o tapa-olho e depois
com a mão do capitão gancho);
- Percorrer os espaços da educação infantil se divertindo à
procura de pistas dos imaginados tesouros. (caça ao tesouro);
- Brincar no trepa-trepa do parque externo, fazendo de conta
que é um barco pirata indo em direção à ilha que será criada no parque.
- Brincar na ilha de descobertas. A professora incentivará
as crianças no faz e conta, imaginando tudo o que encontramos numa ilha.
- Brincar de faz de conta com os perigos existentes no mar e
na ilha.
- Brincar de sobrevivência na ilha;
- Pendurar o mapa na ilha dos piratas;
- Brincar de jogar a âncora do barco.
AVALIAÇÃO
Para orientar a
avaliação do projeto serão utilizados como parâmetros, diversas perguntas,
dentre as quais:
• Quais conhecimentos o grupo possuía no início do projeto e
o que mudou?
• O grupo demonstrou participação espontânea durante o
desenvolvimento do projeto?
• Quais foram os conhecimentos adquiridos pelo grupo?
- Mudaram seu conceito sobre piratas?
- Souberam aproveitar dos espaços que foram recriados? (parque).
- Houve uma melhora na questao matematica?
Perguntas para o desenvolvimento do tema durante o Projeto:
- Existem piratas hoje em dia?
- Como era um ataque pirata e como é atualmente?
- Como era a alimentação deles?
- Onde eles moravam?
- Os piratas enterram tesouros?
- Que armas usavam?
- Capitão gancho existiu?
- Por que ele perdeu a mão?
Fazer o registro de palavras novas! E boa sorte!
Seguem as fotos do Projeto
Para que serve um mapa? Questione com as crianças..
Algumas respostas:
Luciano: pra carros não se perder
Willian: quando quer ir pra algum lugar
Jhulia: igual nas chiquititas eles foram pro
acampamento e ganharam um mapa. É pra não se perder.
Leandro: pra um barco ver onde tá um tesouro.
Nathan: pra procurar o tesouro e pra não se perder.
Kauã: pra não se perder.
Analisando o mapa de Jaraguá do Sul - Registre as falas, os detalhes!
Leandro e Willian:
eu moro em João Pessoa.
Luciano: vou sábado comer pastel em Três Rios do Norte!
Joana: não tem Guaramirim? Eu moro em Guaramirim.
Leandro: reconheceu a cruz como hospital.
Joana: já fui para o centro.
Flávia: tudo isso é o parque da Malwee?
Débora: já fui aqui (na pracinha de Jaraguá)
Tamiris/Luisa/Kauã: já fui no parque da Malwee.
Jhulia: eu vou no Beto Carrero no meu aniversário.
Emanuele: onde é nossa escola? Luan Santana já foi na
Arena!
Sabrina e Henrique: já fui ali! ( reconheceram a foto do calçadão)
Luciano: achei a prefeitura!
João: identificou o símbolo da igreja no mapa.
Kauan: identificou a bandeira
do Brasil no mapa.
Kaique: identificou o símbolo de estádio de futebol! no mapa.
Andrey: reconheceu a cruz
como sendo dos bombeiros.
Desenhamos o mapa a partir de nossa localização. Combinamos que nosso tesouro ficaria escondido no parque da creche.
Guardando o mapa dentro da garrafinha! |
Colocamos uma cordinha para pendurar o mapa em nossa "ilha" |
Pintando e recortando o piratinha |
Nossa bandeira pirata inicial. |
Este livro possuí várias histórias de piratas. Cada dia foi contada uma história diferente. |
Modo simples que achei para fazer a mão do capitão gancho! As meias as crianças trouxeram. Com elas, a imaginação fluiu...
Tivemos também exposição de barcos feitos em casa com os pais. |
Um caça palavra pirata tembém teve. Algumas surpresas... |
|
Olha este barco que lindo ficou! E que criativo! As crianças brincaram com seus barcos. |
Caça ao tesouro! Todos saíram para encontrá-lo...Onde será que está escondido? Foi aquela correria... |
Construindo um chapéu pirata! |
Construindoarco o Barco Pirata! Que trabalho! |
Prontos para degustar as frutas na ilha pirata |
As crianças brincando no Barco Pirata |
Pintando a sua espada.. |
Espadas piratas! |
Copinhos descartaveis com numerais para jogo de adivinhacao |
Adivinha que numero tem ali? |
Bingo! Olha o premio! Bolachas piratas.. huuu..todos queriam ganhar! |
Contando os desenhos piratas... |
Eu com meu premio do bingo! |
Classificar e contar os tesouros! Tinha pulseiras, aneis, correntes, brincos... |
BILHETE PARA OS PAIS ( TAREFINHA DO DIA)
Srs. Pais
Tarefinha para hoje!
Estamos conversando em sala
sobre o símbolo da caveira, tema este que foi gerado pelo projeto Barco Pirata.
Peço-lhes que verifiquem em casa, se há algum produto que contenha o símbolo da
caveira e mostre ao seu filho, orientado sobre os cuidados de sua manipulação.
O que este símbolo significa: (AQUI HAVIA O SIMBOLO DA CAVEIRA)
O que este símbolo significa: (AQUI HAVIA O SIMBOLO DA CAVEIRA)
Precaução: todo o contato com o corpo humano deve ser evitado.
ALGUNS TROUXERAM ROTULOS DOS PRODUTOS ENCONTRADOS! FIZEMOS UM CARTAZ.
Identificando os simbolos da caveira. |
Convite para nossa apresentação de dança |
Contagem das imitações de moedas de chocolate. |
Projeto Premio Destaque na V Feira Municipal de Matemática! |
Apresentação de dança Pirata! |
MUITO 10 ESSE PROJETO!!! AMEI!!
ResponderExcluirmuito bom, vou trabalhar o mara da ilha de Floripa, gostei das idéias
ResponderExcluirParabéns! Muito criativo, inspirador!!!
ResponderExcluirAdore tudo,pois iria fazer uma caça ao tesouro para recepcionar meus pequenos,mas tua sugestões me motivaram ainda mais. Porém,fiquei curiosa sobre a qual é a música da dança do pirata? Obrigada. Belo trabalho.😉
ResponderExcluirVerinha, parabéns pelo projeto e muito obrigada por compartilha-lo. Amei, nota 10!!
ResponderExcluirAmei o projeto! Vou levar a proposta para minha equipe de professoras. Parabéns!
ResponderExcluir