Educando com Amor...

28 de mai. de 2017

Projeto Alimentação saudável

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
JUSTIFICATIVA
Pensando num projeto de retorno ás atividades e sendo esta na última semana de Páscoa, onde as famílias falam muito nos doces e chocolates, gostaria de apresentar uma proposta voltada para enfatizar a importância da alimentação saudável. Considerando também, que  havia resistência de algumas crianças, com certos alimentos, desde o início do ano.
Sendo a alimentação saudável  essencial em todas as fases de nossa vida, mas que para as crianças, ela é que garante o crescimento adequado dos ossos, da pele, dos músculos e dos órgãos.
No sentido pedagógico uma alimentação balanceada garante energia necessária para desenvolver atividades importantes nessa fase da vida; tais como, brincar, pular, aprender a ler e escrever. É também nessa época da vida que formamos nossos hábitos alimentares, ou seja, que “aprendemos” a gostar ou não de certos alimentos.
            Partindo desse parâmetro, o CMEI tem extrema importância na formação dos hábitos alimentares de suas crianças, e a partir desse tema, o professor pode apresentar de forma dinâmica, vários tipos de  alimentos e informações para as crianças. 

OBJETIVOS:

GERAL: Promover o consumo de alguns alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

ESPECÍFICOS:

- Valorizar o momento reservado à alimentação;

- Reconhecer o produto industrializado como um alimento menos nutritivo e menos necessário ao seu desenvolvimento;
- Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
- Identificar a cultura alimentar dos familiares da criança;
- Identificar as preferências alimentar dos alunos;
- Valorizar o momento reservado à alimentação;
- Identificar cores, textura e os diferentes sabores de alguns alimentos;
- Identificar as cores;
- Desenvolver a criatividade;
- Desenvolver o raciocínio lógico e conhecimento matemático, aliando-o à sua vida diária;
- Estimular o desenvolvimento da linguagem oral e visual;
- Estimular o alfabeto a partir do nome de cada criança;
- Estimular o consumo de frutas e verduras;
- Apresentar músicas novas que envolvem o tema;
- Oferecer algumas frutas ou verduras diferentes.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AÇÕES)

- Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida das crianças;
- Registro dos alimentos mais consumidos na família;
- Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
- Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas e verduras recortadas pelos alunos;
- Identificação de frutas e verduras através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;
- Gráfico  de frutas preferidas;
- Conversas sobre o desperdício de alimentos;
- Análise e releitura  das obras do pintor Archiboldo Giuseppe, que utilizou frutas, verduras e legumes na construção das suas obras;
- Utilizar o Poema Ana Bela Comilona para construção da nossa sopa, utilizando depois o macarrão em forma de letrinhas.
- Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, e conversar sobre as preferências através da degustação, fazendo uma salada de frutas;
- Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;
-Baseado na história "O sanduíche da dona Maricota", formaremos o nosso sanduíche.

DESENVOLVIMENTO
1. A professora dará início as atividades do Projeto, falando sobre a importância dos cuidados com a saúde. Para isso a professora trará desenhos de frutas, que serão posteriores transformados em palitoches. Conversará com as crianças visando destacar o porquê que a professora trouxe aquelas figuras. Em seguida, a professora estimulará os alunos a pintarem sua fruta preferida e depois apresentarem as características da sua fruta escolhida (cor, tamanho, gosto azedo ou doce, se tem caroço, e o porquê que ele escolheu aquela fruta).
2. Mostrar algumas frutas e verduras e mostrar como lavá-las . (Levar  os alimentos  para  a  sala  de  aula,  tentando,  de  algum  modo,  transformá - los  em  elemento pedagógico,   faz   com   que   as   crianças   participem   das   ações   de   educação   alimentar desenvolvidas  e  não  fiquem  como  meros  espectadores  (MAGALHÃES;  GAZOLA,  2002), aprendendo ainda acerca da importância da higienização desses alimentos).
3. Salada de frutas
- Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, e conversar sobre as preferências através da degustação. Explorar todas características e depois fazer a salada de frutas para degustação.
4. Rótulos
- Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos saudáveis e não saudáveis. Instigar as letras iniciais dos alimentos. Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural relacionando com as letras iniciais dos nomes das crianças.
5. Artista Plástico
Tarcila do Amaral - A professora trará a imagem da obra “vendedor de frutas” de Tarsila do Amaral, as crianças farão a interpretação da obra destacando pontos como, o que ele está fazendo, onde será que ele está indo, que frutas ele está levando, ele está de barco. Etc. Após a professora trará a ressignificação da obra em papel cartolina grande, e no lugar das frutas do vendedor os alunos colarão frutas encontradas em revistas e livros.
Romero Brito - A professora trará dentro da caixa mágica, a fruta maça. As crianças deverão manipular a fruta sem vê-la. Fazendo palpites de que fruta eles pensam que é. Em seguida, será informado todas as características da fruta. Após a professora estimulará as crianças a releitura obra “maça” de Romero Britto. Elas irão manipular a fruta, desenhar e pintá-la. No final da atividade cada aluno irá saborear um pedaço de maça, se quiserem.
Giuseppe Arcimboldo – Será apresentado a obra na tela da TV e falado sobre o artista. Depois as crianças farão montagem sobre suas próprias imagens, decorando com frutas e verduras retiradas das revistas.
6. Música
- Cantar e dançar músicas como: salada mista e a música do trem. Cantar e dançar a música nova;
Patati Patata – Comer comer...
7. CAIXA MÁGICA
1. A professora trará duas frutas: abacaxi e morango. Dentro da caixa mágica. As crianças  também irão apalpar as frutas e tentar adivinhar que fruta é. Manipularão as frutas e explorarão as cores, formas e tamanhos. Após esse momento, eles pintarão com o dedo o desenho do abacaxi. As crianças ao final ganharão o suco de abacaxi. Os morangos serão saboreados.
2. A professora trará as frutas: mamão e laranja, dentro da caixa mágica. E serão exploradas cores, formas e tamanhos. As crianças pintarão o desenho do  mamão e depois colarão a semente do mamão no desenho. A laranja será oferecida para degustação .
3. Dia da uva. Depois de descoberto na caixa mágica, as crianças colarão crepom amassado em formato de bolinhas nos desenhos da uva.
4. Uma fruta diferente na caixa mágica. Ela é peluda! que será! kiwi. que sabor tem! vamos descobrir juntos na degustação!

8. CONTAÇÃO DE HISTÓRIA  - O Sanduíche da dona Maricota.

A Professora contará a história e após este momento as crianças irão fazer uma roda de conversa para falarmos sobre os alimentos do sanduiche. Depois será construído um sanduíche em sala e saboreado com suco de laranja natural. Será aproveitado para oferecer o palmito que é um alimento pouco oferecido para as crianças.









PINTAR O MAMÃO

COLAR SEMENTES

PINTAR AS UVAS - PINTURA ESPACIAL

COLAGEM CREPOM

VISUALIZANDO AS OBRAS DO ARTISTA ARCIMBOLDO

VISUALIZANDO AS
 OBRAS NA TV
MONTANDO NOSSA RELEITURA DA OBRA DO ARCIMBOLDO

RELEITURA FEITO NO PRATO DE PAPELÃO

APRENDEMOS USAR A TESOURA
HISTÓRIA JOÃO PÉ DE JEIJÃO

MONTANDO PIRÄMIDE ALIMENTAR

SOPINHA DE LETRINHAS. MACARRÃO COM POEMA

SANDUÍCHE DA MARICOTA

MONTANDO SANDUÍCHE DA MARICOTA - APRENDEMOS USAR A FACA ESTE ANO

4 comentários:

  1. dicas valiosas, amei e irei aplicar no colegio objetivo zona norte sp, valeu demais

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS! MAGNIFICO TRABALHO!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo projeto ...muito bom ter compartilhado, nos ajudou muito

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Adorei seu projeto sobre alimentação. Farei na minha turma de primeiro período.
    Parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir

Agradeço muito pela sua participação!