TEMA: adaptação
O fato da criança se distanciar dos
pais, da família e iniciar ou dar continuidade uma nova jornada em sua
vida; da Educação Infantil.
Cada criança e família nos vêem de uma
maneira diferente, com mais ou menos preocupação. É nesse período que a criança
vê a relação que há entre o CMEI e a família.
Portanto devemos ter um cuidado especial ao iniciar esse processo. É um
momento de grande influência. Por este e outros motivos, é que se torna importante nos prepararmos para recebê-la.
Objetivos
Gerais
·
Fazer com que a
criança perceba que há uma boa relação entre a família e a professora.
- Aceitação da separação.
- Fazer com que a criança se sinta acolhida.
- Estabelecer uma boa comunicação entre pais e
professores.
- Proporcionar segurança e afeto as crianças e os
pais.
- Fazer com que os pais se sintam tranqüilos e confiantes
com a professora e o CEI.
Objetivos
Específicos
·
Preparar o
ambiente aconchegante.
·
Orientação do
espaço de entrada e na sala de aula.
·
Identificação das
pessoas e da organização do ambiente.
Metodologia
· Nos primeiros dias,
organizar a situação para que os pais possam acompanhar seus filhos até
a sala. Depois estabelecer gradualmente,
para que se despeçam na entrada da sala.
· Observar bem para perceber os estilos e as diferentes
maneiras de agir de cada família para adaptar-se ao seu caráter.
· Ajudar para que a criança se despeça de quem a
acompanhou.
· Acolher as crianças e as famílias sem pressa.
Manifestando alegria e convidando as outras crianças para receberem o
coleguinha.
· Sentir e mostrar afeto real por todas as crianças.
· Dar orientações prévias às famílias, explicando como
se organiza este momento e como podem colaborar. Sem imposições.
· Dar incentivos para que as crianças, gradualmente
interiorizem as diferentes rotinas e ações que deverá realizar.
Ações
- Ler historias
diversas na sala e fora da sala.
- Colocar músicas
para ouvir e dançar.
- Promover roda de
conversa, para discutir: Como foi o dia de ontem. O que mais gostou no dia
de ontem no CEI e em casa. Perguntar o que eles mais gostam de fazer no CEI. Comentar e
deixar comentar os acontecimentos recentes. Conversar sobre as regrinhas
da sala.
- Seleção de livros.
- Cantar músicas sem
aparelho de som.
- Brincadeiras com
bola.
- Brincadeiras com
brinquedos diversos.
- Brincadeiras de
passar anel.
- Saídas da sala
para o pátio e parque.
- Rabiscos livres
para conhecer a coordenação motora de cada um.
- Confecção de
máscaras para levar pra casa.
- Confeccionar um
cartaz com os dias da semana para ajudar as crianças se situarem no tempo.
Avaliação
· A criança chega
contente no Cmei?
· Despede-se ou não da pessoa que lhe acompanha?
· Aceita o consolo e o acolhimento da professora?
· As crianças explicam as coisas que lhe ocorreram ou as
que viu?
· Os familiares colaboram na integração das crianças?
· O ambiente de acolhimento está bom?
· Tenho algum conflito?
· Tenho tempo para receber os pedidos, as informações e
as preocupações das mães e das crianças?
· Tenho tempo para conversar individualmente com as
crianças?
Referências
·
BASSEDAS,
Eulália. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Este Projeto deve ser
complementado de acordo com a realidade de cada CMEI
Bom começo de ano e de trabalho!
Boa adaptação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço muito pela sua participação!