Educando com Amor...

4 de jun. de 2025

Projeto: Você é meu amigo?

 Você é meu amigo? Essa é a pergunta que surge em meio às brincadeiras, dentro e fora de uma sala de aula, no meio das vivências das crianças. Pensando nisso, percebeu-se a necessidade de auxiliar as crianças a entender o que é ser amigo. Aprender a respeitar, dividir, cooperar e ajudar o próximo. Desenvolver o espírito participativo e a empatia, fortalecendo assim os laços afetivos entre a turma e os demais. Afinal somos todos amigos! Então, como fazer a criança entender que amizade não é uma escolha? Desenvolvendo valores, como a amizade, o respeito, a cooperação e a empatia.

Segue alguns objetivos (baseados na BNCC), que você pode utilizar:

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento - (EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto. - (EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela. - (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. - (EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças. - (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. - (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. - (EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. - (EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras. - (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outrostextos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). - (EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. - (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. - (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. - (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

Ações:

Receber as crianças com atenção e afeto, oferecendo um ambiente planejado e acolhedor. Mencionando expectativas para o dia e fortalecendo  o vínculo com a turma.

- Expressar afeto por meio do olhar, do toque, do aconchego, da oralidade, estimulando a reciprocidade.

- Solicitar a participação da criança nos momentos de troca de roupas e calçados, instigando-a a avançar em sua autonomia;

- Ajudar o amigo em suas vivências, como troca de roupas, guardar brinquedo, se deslocar para outros ambientes, etc.


  • Para começo de conversa, o que é ser amigo? Cartaz das respostas. 

  • Convite e Roda de conversa com as crianças sobre o tema e convite para assistir o filme Barney e seus amigos: Regras São Importantes | Lições para Crianças | Barney e seus Amigos. Pintar o desenho do Barney e criar as regras da amizade. Depois colar essas pinturas ao redor das regras. 

Em roda de conversa convidar as crianças fazendo uma pesquisa em forma de perguntas de como devemos cuidar de nossos colegas em sala de aula.

Perguntas: 

Se nosso colega está triste devemos fazer o que?

No parque se nosso colega cai se machuca o que fazemos?

Em sala devemos brincar com nossos colegas?

Devemos dar abraço em nossos colegas?

Se o colega esquecer o chinelo ou a garrafa no parque, o que faremos?

- Fazer o dia do abraço. Registrar com fotos e criar um painel.

Imagens do Barney e seus amigos. Disponível em: https://www.google.com/search?sca_esv=123f44fb72ad38df&q=imagem+dos+personagens+de+barney+e+seus+amigos+para+colorir&udm=2&fbs=ABzOT_BYhiZpMrUAF0c9tORwPGlsjfkTCQbVbkeDjnTQtijddBji9NlWFbRgtIhh9CBGrAVc9g7qScOWQqEc2VLWZUvSzZMlvihDCcFHJSxkPiWIje8JFqrCXDTHIIDp_h4a_yAVWkPw6oeu_2FF7x9ZQOkZkmEnepMOwdwWNsXyplc5RXrc4XqRVvSUQWqKN4XvgouY6MSZ2uGNoJm7g1P1O6WstaNnAA&sa=X&ved=2ahUKEwidkcq4_p6MAxX5O7kGHb8nD6MQtKgLegQIERAB&biw=1366&bih=641&dpr=1 

  • Dar banho com água e bacia nos bonecos e fazer a troca de roupa dos mesmos. 
  • Contação de histórias: 

  1. O segredo da amizade. Autor Valter Costa.

  2. Meu Amigo Dinossauro é um livro Original Leiturinha, da autora Ruth Rocha, que conta a história de amizade entre uma criança e um dinossauro. Livro Meu Amigo Dinossauro. Disponível em: https://www.angatuba.sp.gov.br/public/admin/globalarq/uploads/files/Meu%20amigo%20Dinossauro%20-%20Ruth%20Rocha.pdf

  3. Coach! Autor: Rodrigo Folgueira (diferenças e aceitação) https://www.youtube.com/watch?v=Wij80n6Va5Y . Da leitura fazer uma roda de conversa sobre as diferenças e a aceitação. Depois assim como na história  o porquinho terminou numa árvore, faremos nossa árvore da amizade.

  4. Construir a árvore com kraft por equipe, um vai ajudar o outro e todos vamos amassar papel. Pendurar na árvore da amizade, mensagens sobre amizade com desenhos nas costas, realizados pelas crianças.
Acima está a árvore da amizade onde, no dia da Família na escola, as pessoas puderam deixar mensagens na árvore. Algumas delas:





  • Construção das palavrinhas mágicas. Fazer um cartaz.

  • Oferecer bonecos diversos (pelúcia) para as crianças cuidarem em pares, observando assim seu comportamento e compartilhamento.

  • Registrar um abraço com seu amigo escolhido formando um lindo quadro!

Cantigas:


Mundo Bita - A Amizade. Clipe infantil: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Dr4gittIyaU


Somos Todos Amigos. Música Infantil.  Prof. Idalécio.  Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hVqJH1C0wC0


Poesia: Pedro Bandeira: Pontinho de vista (Para apresentação no dia da Poesia que acontece durante este projeto).


Eu sou pequeno, me dizem,

E eu fico muito zangado

Tenho que olhar todo mundo

Com o queixo levantado.


Mas, se formiga falasse

E me visse lá do chão,

Ia dizer, com certeza:

─ Minha nossa, que grandão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço muito pela sua participação!