As crianças são altamente observadoras das miudezas, sejam folhas, gravetos e até mesmo pequenos animais. Durante um trajeto pelo CMEI a turma deparou-se com “bichinhos” no chão! Pararam, observaram, formaram uma roda para observar algo no chão. A professora observou a movimentação e lançou a pergunta: O que vocês estão procurando? Responderam: tem bichinhos aqui!, um disse: é uma centopéia! outra criança disse: é uma lagarta e outra disse: é um caracol! Diante de tantas dúvidas e interesses das crianças, surgiu a necessidade de investigação. Então um problema: Como proporcionar conhecimento para as crianças de uma forma interessante e participativa sobre uma espécie de animal que até então não sabiamos o que seria? Vamos pesquisar! Objetivo: Pesquisar e após decobrir: Proporcionar conhecimento sobre o popular “piolho de cobra” nome científico: Diplópode, de uma forma divertida e investigativa, levando as crianças para o mundo da ciência e da matemática.
OBJETIVOS:
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. - (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. - (EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. - (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). - (EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. - (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. - (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. - (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela. (EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos. (EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.). (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
DESCRIÇÕES DAS AÇÕES:
Roda de conversa para lembrar que o dia que encontramos o piolho de cobra. Mostrar o vídeo que a professora fez. Lembrar da proposta feita naquele dia. Realizar uma pesquisa com as crianças no chromebook em sala para conhecer um pouco mais sobre o assunto.
Depois da pesquisa, decidir por qual nome iremos chamar? Gongolo, embuá ou piolho de cobra?
Colocar em painel o resumo da pesquisa e conversar a respeito: Onde vive? O que ele come?
Painel da alimentação do piolho de cobra.
Roda de conversa: O que são detritos orgânicos? Para ajudar iremos assistir o vídeo O show da Luna: Eu quero saber: https://www.youtube.com/watch?v=rVv74lPlmDw
Colar em uma folha alguns dos alimentos coletados do gongolo e dispor em ordem por tamanhos. Fazer a contagem dos elementos e pedir para a criança buscar no calendário, o número correspondente, apoś a criança irá tentar escrever o numeral nesta folha.
Formar a caixa de detritos orgânicos. Bora, pesquisar, procurar no CMEI.
Convidar as crianças para desenharem em folha de A4, o Gongo.
A procura do Gongolo no CMEI.(pesquisa investigativa)
Construir seu Gongolo com tampinhas de garrafa pet individual. (contagem das tampinhas que formam o corpo e coordenação motora fina na passagem dos fios).
Montar quebra-cabeça com figuras de piolho de cobra nas formas geométricas.
Representação dos números em desenho gigante do piolho de cobra.
Fazer pesquisa com papai e mamãe se em nossa casa tem o piolho de cobra?
Diferença do piolho de cobra e a lacraia. Pesquisa na internet.
Construir uma maquete do piolho de cobra com a argila.
Construir em papelão o Gongolo com as formas geométricas.
Oferecer um desenho para a criança terminar, do corpo do piolho de cobra e representar a quantidade de pernas.
Montar com legos de formas geométricas o gongolo.
Montagem com legos
Vídeo do piolho de cobra dentro de casa o que fazer? https://www.youtube.com/watch?v=HAfNmrt2ySw
Momento de pesquisa |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço muito pela sua participação!