Cada criança que entra em uma instituição de ensino, passa a fazer parte do sistema educativo! Um ponto primordial, é o papel que o
CEI exerce na vida de cada uma delas, e entre outras competências, ele é responsável
pela construção da identidade e autonomia.
Segundo o RCNEI, a identidade “é um conceito do qual faz parte a
ideia de distinção de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo
nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir, pensar e
das histórias pessoais.” Trabalhando a identidade é uma ótima maneira de
iniciar as atividades pedagógicas. Ajuda as crianças perceberem que cada um tem uma
história de vida e são parte atuante no mundo. Assim também, as professoras
conseguem mais informações significativas a respeito de cada uma delas.
Criar situações que favoreçam a
construção da identidade das crianças como parte do mundo.
Descobrir que o indivíduo esta presente em todas as comunidades,
relacionando-se com outros seres e com todo ambiente em que vive.
Trabalhar paralelamente o alfabeto, os números e as formas.
Trabalhar paralelamente o alfabeto, os números e as formas.
·
Conhecer a
história de seu nome e significado;
·
Identificar
os costumes de sua família e do grupo em que está inserido;
·
Identificar
suas preferências;
·
Desenvolver
a imaginação e a criatividade;
·
Construção
do eu e do outro;
·
Estimular
hábitos de leitura;
·
Desenvolver
a coordenação motora ampla e fina;
·
Brincar;
·
Trabalhar as
diferenças;
·
Identificar
formas geométricas;
·
Estabelecer
relação entre numeral e quantidade;
·
Apropriar-se
progressivamente da imagem escrita e corporal.
·
Identificar
algumas letras;
·
Compreender
as regras de convivência.
·
Criação de
desenhos e pinturas;
·
Sondagem de
cores e contagem;
·
Brincadeiras
(músicas e jogos);
·
Trabalhar a
inicial do nome;
·
Trabalhar o
alfabeto (cada semana uma letra);
·
Atividades
xerografadas que envolvem o tema;
·
Fotos e
fatos envolvidos com o tema;
·
Entrevistas
e pesquisas;
·
Compreender
as regras de conivência;
·
Atividades artísticas;
·
Trabalhar a
expressão oral e corporal;
·
Trabalhar
diferentes suportes pedagógicos.
·
Roda de
conversa ( o nome de cada um, as características, as diferenças entre as
pessoas, etc...);
·
Meu tamanho,
minha mão, meu pé, quantos anos tenho, auto-retrato;
·
Painel da
família;
·
A história
do seu nome;
·
Hora do
conto (escolher os livros relacionados com o tema);
·
Carimbo das
mãos;
·
Medindo a
altura com barbante e fazer um desenho abstrato com ele;
·
Confecção da
identidade (RG);
·
Montar um
painel com as regras de convivência;
·
Folhar
revistas;
·
Recorte,
picote e colagem;
·
Usar
materiais reciclados;
·
Fazer
máscaras;
·
Participar
de dramatizações musicais;
·
Barbante;
·
Cartolina;
·
Tinta
guache;
·
Livros de
literatura infantil;
·
Materiais
reciclados;
·
Tnt e Eva;
·
Cola,
tesoura;
·
Papel
crepom;
·
Papel vergê.
A criança é observada em todas as
suas atividades no CEI. Será feito relatório semanal de uma forma geral e com
algumas particularidades. Entendemos que todas estão em desenvolvimento. Habilidades
e competências que ela não atinge hoje mas, poderá atingir futuramente.
Referências
BRASIL.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da
Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
MARTOS, C. Rivas;
AGUIAR, J. D. G. Viver e aprender. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
PROCÓPIO, Mércia Maria; et al. Menino brinca de boneca? Coleção Trocando idéias. São Paulo: Scipcione, 2004.
O Projeto
não é estagnado, porém é flexível de modo acrescentar atividades pedagógicas
durante todo o desenvolvimento do mesmo. As referências serão acrescentadas a medida que as atividades forem sendo incluídas na rotina diária.
Muito bom!
ResponderExcluirGosto muito de trabalhar com projetos
=]
Muito bom....me auxiliou bastante..obrigada.
ResponderExcluirMaravilhoso!!!
ResponderExcluirmuito interessante!
ResponderExcluirMaravilhoso!! Me deu muitas ideias de como fazer o meu!
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