Educando com Amor...

22 de jan. de 2013

Projeto Bem Me Quer (Identidade)


Cada criança que entra em  uma instituição de ensino, passa a fazer parte do sistema educativo! Um  ponto primordial, é o papel que o CEI exerce na vida de cada uma delas, e entre outras competências, ele é responsável pela construção da identidade e autonomia.
       Segundo o RCNEI, a identidade “é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir, pensar e das histórias pessoais.” Trabalhando a identidade é uma ótima maneira de iniciar as atividades pedagógicas. Ajuda as crianças perceberem que cada um tem uma história de vida e são parte atuante no mundo. Assim também, as professoras conseguem mais informações significativas a respeito de cada uma delas.

           
 Objetivo Geral

            Criar situações que favoreçam a construção da identidade das crianças como parte do mundo.

Descobrir que o indivíduo esta presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo ambiente em que vive.

Trabalhar paralelamente o alfabeto, os números e as formas.

Objetivo Específico

         ·         Conhecer a história de seu nome e significado;

·         Identificar os costumes de sua família e do grupo em que está inserido;

·         Identificar suas preferências;

·         Desenvolver a imaginação e a criatividade;

·         Construção do eu e do outro;

·         Estimular hábitos de leitura;

·         Desenvolver a coordenação motora ampla e fina;

·         Brincar;

·         Trabalhar as diferenças;

·         Identificar formas geométricas;

·         Estabelecer relação entre numeral e quantidade;

·         Apropriar-se progressivamente da imagem escrita e corporal.

·         Identificar algumas letras;

·         Compreender as regras de convivência.

 Conteúdo


·         Criação de desenhos e pinturas;

·         Sondagem de cores e contagem;

·         Brincadeiras (músicas e jogos);

·         Trabalhar a inicial do nome;

·         Trabalhar o alfabeto (cada semana uma letra);

·         Atividades xerografadas que envolvem o tema;

·         Fotos e fatos envolvidos com o tema;

·         Entrevistas e pesquisas;

·         Compreender as regras de conivência;

·         Atividades artísticas;

·         Trabalhar a expressão oral e corporal;

·         Trabalhar diferentes suportes pedagógicos.

 Desenvolvimento


·         Roda de conversa ( o nome de cada um, as características, as diferenças entre as pessoas, etc...);

·         Meu tamanho, minha mão, meu pé, quantos anos tenho, auto-retrato;

·         Painel da família;

·         A história do seu nome;

·         Hora do conto (escolher os livros relacionados com o tema);

·         Carimbo das mãos;

·         Medindo a altura com barbante e fazer um desenho abstrato com ele;

·         Confecção da identidade (RG);

·         Montar um painel com as regras de convivência;

·         Folhar revistas;

·         Recorte, picote  e colagem;

·         Usar materiais reciclados;

·         Fazer máscaras;

·         Participar de dramatizações musicais;

Recursos


·         Barbante;

·         Cartolina;

·         Tinta guache;

·         Livros de literatura infantil;

·         Materiais reciclados;

·         Tnt e Eva;

·         Cola, tesoura;

·         Papel crepom;

·         Papel vergê.

Avaliação

            A criança é observada em todas as suas atividades no CEI. Será feito relatório semanal de uma forma geral e com algumas particularidades. Entendemos que todas estão em desenvolvimento. Habilidades e competências que ela não atinge hoje mas, poderá atingir futuramente.


Referências


BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.

MARTOS, C. Rivas; AGUIAR, J. D. G. Viver e aprender. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
PROCÓPIO, Mércia Maria; et al. Menino brinca de boneca? Coleção Trocando idéias. São Paulo: Scipcione, 2004.

 
O Projeto não é estagnado, porém é flexível de modo acrescentar atividades pedagógicas durante todo o desenvolvimento do mesmo. As referências serão acrescentadas a medida que as atividades forem sendo incluídas na rotina diária.

5 comentários:

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