Releitura da obra da Tarsila do Amaral com flores |
O projeto surgiu por meio de
entrevista feito com todas as crianças das duas turmas do pré, tanto matutino como vespertino o interesse foi mútuo.
OBJETIVO GERAL:
Levar as
crianças a vivenciarem situações de participantes e responsáveis pelo nosso
ambiente coletivo experimentando e conhecendo a função da terra e da água na
vida das plantas, a beleza da flor com suas cores, texturas e cheiros, e
contribuir na formação de preservação do meio ambiente.
•Conhecer as características da flor;
•Construir os conceitos básicos sobre os componentes da
flor;
•Perceber o processo de desenvolvimento da flor;
•Perceber a importância da preservação do meio ambiente como
agente transformador da flor.
AÇÕES PEDAGÓGICAS
•Utilizar modelos de flores trazidas pelas crianças;
•Utilizar modelos de flores trazidas pelas crianças;
•Contar quantas flores vieram e quantas crianças trouxeram
flores.
•Indagar as crianças, problematizando o conteúdo quem sabe
como a flor surge? Por que ela é tão importante? Como se desenvolvem outras
flores?
•Solicitar as crianças que representem em desenhos a flor e
como a imaginam;
•Partir do desenho da criança para explicar o conteúdo;
•Cada criança irá desmanchar a flor em partes, começando
pela pétala;
•Observar o que encontram no interior da planta;
•Sistematizar as partes encontradas; (quantas partes,
odores, cheiro, etc.).
•Guardar as pétalas, em local combinado com as crianças e
com tempo definido e após este prazo observar o que aconteceu com elas.
•Usar como recurso DVD Reino das Plantas;
•Cantar músicas sobre flores;
•Brincadeiras de roda – (Eu Sou a Florista)
•Teatro de fantoches (falando sobre a reprodução das flores
e sua importância);
• Dvd da Turma da Mônica sobre a preservação do meio
ambiente.
REGISTROS E
AVALIAÇÕES
Será feito um registro das situações mais significativas e o
Projeto será encerrado com duas apresentações, sendo: Um teatro sobre o livro “No
mundo da fantasia” e uma apresentação musical sobre a Natureza, que será apresentado
dia 18 de setembro, com as duas turmas para todo CMEI.
Flor feita com copo descartável e colada no teto da sala. |
Flores de papelão decorando a sala. |
Pintura com giz de cera derretido |
Conhecendo o feijão de vara |
Experiência do feijão. Fases da germinação |
Teatro baseado no livro: No país da fantasia. |
Montando uma árvore e identificando suas partes |
Mural: fundo malha/flores e borboletas de feltro e folhas naturais |
Livro fala sobre as flores |
Projeto muito interessante, temos a necessidade de flores em nossas escolas, os prédios tem pouco verde.
ResponderExcluir