|  | 
| Releitura da obra da Tarsila do Amaral com flores | 
O projeto surgiu por meio de
entrevista feito com todas as crianças das duas turmas do pré, tanto  matutino como vespertino o interesse foi mútuo.
OBJETIVO GERAL: 
            Levar as
crianças a vivenciarem situações de participantes e responsáveis pelo nosso
ambiente coletivo experimentando e conhecendo a função da terra e da água na
vida das plantas, a beleza da flor com suas cores, texturas e cheiros, e
contribuir na formação de preservação do meio ambiente. 
•Conhecer as características da flor; 
•Construir os conceitos básicos sobre os componentes da
flor; 
•Perceber o processo de desenvolvimento da flor; 
•Perceber a importância da preservação do meio ambiente como
agente transformador da flor.
AÇÕES PEDAGÓGICAS  
•Utilizar modelos de flores trazidas pelas crianças;
•Utilizar modelos de flores trazidas pelas crianças;
•Contar quantas flores vieram e quantas crianças trouxeram
flores. 
•Indagar as crianças, problematizando o conteúdo quem sabe
como a flor surge? Por que ela é tão importante? Como se desenvolvem outras
flores? 
•Solicitar as crianças que representem em desenhos a flor e
como a imaginam; 
•Partir do desenho da criança para explicar o conteúdo; 
•Cada criança irá desmanchar a flor em partes, começando
pela pétala; 
•Observar o que encontram no interior da planta; 
•Sistematizar as partes encontradas; (quantas partes,
odores, cheiro, etc.). 
•Guardar as pétalas, em local combinado com as crianças e
com tempo definido e após este prazo observar o que aconteceu com elas. 
•Usar como recurso DVD  Reino das Plantas; 
•Cantar músicas sobre flores; 
•Brincadeiras de roda – (Eu Sou a Florista) 
•Teatro de fantoches (falando sobre a reprodução das flores
e sua importância); 
• Dvd da Turma da Mônica sobre a preservação do meio
ambiente.
REGISTROS E
AVALIAÇÕES  
Será feito um registro das situações mais significativas e o
Projeto será encerrado com duas apresentações, sendo: Um teatro sobre o livro “No
mundo da fantasia” e uma apresentação  musical sobre a Natureza, que será apresentado
dia 18 de setembro, com as duas turmas para todo CMEI.
| Flor feita com copo descartável e colada no teto da sala. | 
| Flores de papelão decorando a sala. | 
| Pintura com giz de cera derretido | 
| Conhecendo o feijão de vara | 
| Experiência do feijão. Fases da germinação | 
| Teatro baseado no livro: No país da fantasia. | 
| Montando uma árvore e identificando suas partes | 
| Mural: fundo malha/flores e borboletas de feltro e folhas naturais | 
| Livro fala sobre as flores | 

 
 



Projeto muito interessante, temos a necessidade de flores em nossas escolas, os prédios tem pouco verde.
ResponderExcluir